A Oracle anunciou nesta segunda-feira, 2, que assinou um acordo definitivo para adquirir Opower, fornecedora de serviços de nuvem de engajamento do cliente para empresas de energia, por US$ 10,30 por ação em dinheiro. A transação está avaliada em aproximadamente US$ 532 milhões, que vai entrar líquido de caixa da companhia.
As soluções da Opower permitem que grandes empresas do ranking das 100 Maiores Utilities, tais como PG&E, Exelon e National Grid, entregarem melhor experiência de digital para clientes. A plataforma de dados analisa e armazena mais de 600 bilhões de informações de medidores de energia de cerca 60 milhões de clientes finais, permitindo atender de forma proativa os requisitos regulamentares, diminuir o custo de serviços e melhorar e aumentar a satisfação do cliente.
"Utilities querem soluções tecnológicas modernas que trabalham em conjunto para atender às suas crescentes necessidades do cliente, que sejam operacionais e atendam as conformidades", disse Rodger Smith, vice-presidente sênior e gerente geral da Oracle Utilities Global Business Unit. "Juntos, o Oracle Utilities e Opower serão o maior fornecedor de serviços em nuvem de missão crítica para utilities".
O Conselho de Administração da Opower aprovou por unanimidade a transação, que deverá ser concluída ainda este ano, após o encerramento da oferta pública, aprovações regulatórias e outras condições habituais.