Mesmo num período de recessão econômica que vive muitos dos países que fazem parte da região latino americana, em especial o Brasil, a Zebra Technologies prevê o crescimento de um digito neste ano. A informação é do vice-presidente da Zebra Technologies América Latina, Alex Castañeda, que assumiu a posição há cerca de um ano e meio vindo da Motorola.
O México deverá liderar esse crescimento, seguido pelo Brasil, tendo em vista a transformação digital que está ocorrendo nos principais segmentos onde ela atua, como retail, transporte, logística, manufatura e saúde. No Brasil ela tem também presença nas áreas de Utilities, em especial de energia e de hospitality.
O executivo explica que na área de Retail, as empresas precisam ter uma visibilidade completa das operações, tanto física quanto virtual, para proporcionar uma boa experiência de compra para os clientes e mantê-los fidelizados.
Com os dispositivos móveis da Zebra, o executivo de uma loja de varejo pode, por exemplo, ter visibilidade do estoque, dos itens do estabelecimento que estão tendo maior índice de venda para acionar a reposição, instalação sensores e wi fi para enviar mensagens de promoções aos consumidores que adentrarem na loja, inclusive com meio de pagamento integrados.
O mercado batizado de "atacarejo", um tipo de supermercado que combina venda de produtos no atacado e varejo, hoje é o que está demandando maior número de projetos de integração e de modernização de lojas.
Para atender essas demandas, a Zebra trabalha com parceiros de negócios e ISV que trabalham em nichos de mercado e tem expertise necessária para integrar sistemas de gestão com coletores de dados, impressoras de código e suprimentos.
Uma das vantagens da tecnologia adotada em todo portfólio de produtos da Zebra é que trabalha com plataforma aberta Google Android, software com grande número de desenvolvedores e em constante evolução.
Castañeda explica que a empresa tem mais de 10 mil parceiros no mundo, alguns dos quais atende mais de 90% das 500 maiores empresas da lista da revista Fortune, mas que não informa número local ou regional, mas que está sempre em busca de novos integradores com foco em nichos de mercado.
"100% das nossas vendas são feitas por canais, que passam por programas de capacitação contínua. Recentemente reformulamos nosso Partner Connected Program, para incentivar ainda mais nossos parceiros de negócios, explica.
Falando sobre o estágio atual da tecnologia para quais os produtos da Zebra são direcionados explica que estão investindo em soluções para atendimento e redução de custo, cujos valores atingem 10% do faturamento de cerca de US$ 3,6 bilhões globalmente. O resultou em cerca de 450 patentes nos EUA e internacionalmente.
Ela está desenvolvendo plataformas de IoT(Internet das Coisas) para monitorar refrigeradores em estabelecimentos comercais, uma vez que cada vez mais o custo de energia está pesando no orçamento do varejo.
Ele vê também uma migração dos scanners de códigos de barras por de QR Code, que permitem incluir mais informações para rastreabilidade dos produtos. Comentou ainda que a tecnologia de RFID, que prometia uma revolução no segmento de logística, não deslanchou como o prometido, pois exige que a cadeia de empresas envolvidas façam mudanças em seus processos de gestão.
Hoje a Zebra possui cerca de 7 mil funcionários, em mais de 120 escritórios em 40 países, dos quais cerca de 300 na América Latina, além de parceiros de negócios em mais de 100 países.