O CESAR, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, que atua na educação e inovação impulsionando organizações e potencializando suas estratégias digitais, anuncia a chegada de Guilherme Calheiros, também conhecido como Guila Calheiros, para assumir o cargo de gerente de Relações Institucionais do CESAR. Guilherme terá a missão de contribuir com o avanço do CESAR pelo Brasil e mundo afora.
Guila é especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia, e possui mais de 20 anos dedicados à gestão de projetos e captação de recursos. "É com grande satisfação que recebi o convite para assumir a área de relações institucionais do CESAR. Nosso desafio será representar o Centro nos diversos fóruns e grupos de discussão sobre a inovação brasileira, além de ajudar na articulação de projetos e desenvolvimento de parcerias, principalmente aqui em Brasília onde será minha base", ressalta o especialista.
Durante oito anos, Guilherme atuou como diretor de inovação e competitividade do Porto Digital, período no qual o parque tecnológico foi reconhecido como principal ambiente de inovação do país por três vezes. Sua trajetória é repleta de conquistas e grandes cargos, Guila foi secretário de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação do Recife, vice-presidente de ambientes de inovação do Fórum Inova Cidades, vinculado à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e membro do Conselho de Administração do Porto Digital, do Softex Nacional, do Softex Recife e da ARIES, além de membro da Câmara de Inovação e do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Olinda e Gerente de Projetos de empresa de base tecnológica.
Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE, o executivo é Superintendente Executivo da Anprotec, professor de pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e membro dos Conselhos da FINEP, da RNP e da ABDI. Guila também é co-líder do Eixo de Fortalecimento das Organizações Intermediárias da Enimpacto – Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto. Como professor, lecionou na Faculdade da Indústria (IEL/Senai), na FCAP/UPE, no CEDEPE, na Faculdade Marista e na Faculdade Senac.