Cada vez mais as organizações buscam soluções que sejam aderentes aos negócios e que atendam às necessidades específicas de cada corporação. Essas organizações, por sua vez, são definidas de diversas formas: pela quantidade de colaboradores que possuem, volume de faturamento anual, quantidade de usuários de TI e segmentos aonde atuam. Porém, independentemente destes fatores, ao analisar uma solução de sistema integrado de informações, a complexidade do negócio é o fator predominante.
No segmento SMB (Small and Medium Business), por exemplo, o risco de um projeto de implementação inadequado pode ser fatal. Por essa razão, as organizações que atuam nesse mercado buscam soluções reconhecidas e com eficácia comprovada. Além disso, 60% opta, ainda, por comprar estas soluções por intermédio de uma consultoria confiável, para garantir maior segurança ao processo.
Adequação ao orçamento, facilidade de aquisição, personalização, configuração flexível e escalável, venda e suporte personalizados por meio de um fornecedor comprovado, são os principais aspectos levados em consideração no momento da escolha por uma solução apropriada a uma empresa SMB, que possui ainda como característica receita anual de até US$ 350 milhões, 15 usuários na área de tecnologia, em média, e de um modo geral, utilizam serviços no modelo outsourcing.
O atendimento a todas estas necessidades da empresa SMB usualmente encontra-se nas ferramentas de custo mais acessível, previsíveis, com menor tempo de retorno de investimento e que permitem iniciar um projeto em pequena escala e crescer sem necessidade de reimplementação.
Acrescentaria ainda que o ideal é que as necessidades de negócio dessas empresas sejam atendidas por soluções que não exijam configuração inicial e que demandem a menor intervenção possível de técnicos e usuários. Ou seja, que baseiem-se em fluxos de negócios e nas principais práticas definidas pelas organizações para os segmentos de mercado onde atuam.
Hoje, não há mais espaço no mercado SMB para soluções que demandem alto nível de customização e mais de 12 meses consumidos na implementação. O ideal é que os projetos sejam executados cada vez mais rapidamente. Uma boa alternativa para que este objetivo seja atingido é através do apoio de ferramentas e metodologias aceleradoras.
São metodologias nas quais a forma de implementação é dirigida para a fácil utilização, baseadas na educação em auto-serviço, e que atendem a expectativa de rápida configuração do modelo de negócio. O que resulta na simplificação da fase posterior, que são os testes, que podem ser realizados em questão de horas. Desta forma, o risco do fracasso do projeto é minimizado. Afinal, a opção por uma implementação mais rápida possibilita tempo extra para qualquer margem de manobra necessária.
Sidney dos Anjos é Gerente Comercial da Third IT Solutions