Uma brecha em algumas versões do Adobe Flash, a aplicação mais usada para visualização de vídeo em websites, está sendo usada para distribuição de vírus, adverte o PandaLabs, laboratório de detecção e análise da Panda Security. Os ciberdelinqüentes estão distribuindo arquivos com extensão.swf (extensão dos arquivos Flash) modificados para aproveitar uma nova vulnerabilidade do software da Adobe de maneiras distintas.
Em um dos casos, quando um usuário visita uma página web que contém um dos arquivos modificados, seu navegador interpreta o código, adicionando uma ordem para a descarga de um exemplar de malware determinado. Em outros casos, o código incluído no arquivo Flash redireciona o navegador em segundo plano (sem que o usuário perceba essa ocorrência) a uma página maliciosa de onde são lançados novos ataques ao PC do usuário, com a finalidade de contaminar o sistema com vírus.
?Para evitar que o usuário venha ser pego de surpresa e tenha seu PC contaminado em função dessa vulnerabilidade, é aconselhável que ele faça a atualização do seu Adobe Player ou suas versões do Adobe Acrobat?, orienta Eduardo D?Antona, diretor-executivo da Panda Security no Brasil.
Uma alternativa para saber se o PC já foi contaminado a partir dessa nova ação dos ciberdelinqüentes, ou por qualquer outra praga virtual, segundo o PandLabs, é a realização de uma varredura gratuita em seu sistema a partir do Infecte dor Not, no endereço http://www.infectedornot.com