A Comissão de Ciência e Tecnologia Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promove na quinta-feira (5/6) audiência pública para debater a administração de uma estrutura de universalização da internet de banda larga no Brasil. A reunião foi sugerida pela deputada Rebecca Garcia (PP-AM).
Ela pretende discutir informação noticiada pela imprensa de que o governo federal estuda reativar a Telebrás para implantar a banda larga em 90% do território nacional, antes do fim do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O projeto, segundo estimativa divulgada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, custará entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões. A Telebrás, holding do antigo monopólio estatal da telefonia, privatizada em 1998, deveria ter sido extinta dois anos depois da privatização, mas sobrevive como fornecedora de mão-de-obra das antigas estatais para a Anatel", afirma Rebecca.
Em março, o ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, anunciou em São Paulo que o governo federal fechou acordo com as empresas de telefonia fixa para levar conexão de internet em banda larga a todos os municípios brasileiros. Segundo o ministro, serão instalados acessos em banda larga em todas as 55 mil escolas públicas urbanas do país, onde estudam cerca de 84% do total de alunos. O governo, disse ainda, também estudar formas de levar internet em banda larga para as escolas rurais.
A modalidade de internet de banda larga tem crescido no país nos últimos tempos: o número de usuários aumentou 53% nos últimos 12 meses. De acordo levantamento do Ibope//NetRatings, em abril, 18,3 milhões dos internautas (82% do total) navegaram por meio de acesso de banda larga. No mesmo período do ano passado, o número era de 11,9 milhões.
Com informações da Agência Câmara.