A Acer anunciou nesta terça-feira, 2, que passará a vender netbooks baseados no sistema operacional Android, do Google, a partir do terceiro trimestre. O anúncio foi feito durante a Computex, feira mundial de computadores que ocorre em Taipei, China, segundo o The Wall Street Journal.
A fabricante taiwanesa de PCs foi a primeira a anunciar que irá produzir um laptop de baixo custo com o sistema operacional móvel do Google, o que promete causar uma mudança radical no mercado, já que o Windows XP, da Microsoft, equipa a maioria dos netbooks.
A Acer fez questão de ressaltar, porém, que também continuará a vender netbooks com o sistema operacional da Microsoft. Segundo Jim Wong, presidente global da companhia para produtos de tecnologia da informação, o sistema operacional do Google contribuirá significativamente para o crescimento do mercado mundial de netbooks.
De acordo com o executivo, o Android oferece uma velocidade mais rápida de conexão a internet sem fio. "Por este motivo a Acer decidiu desenvolver netbooks baseados no Android", afirmou Wong, frisando "que os netbooks baseados no Windows não desaparecerão do mercado".
No fim de abril, o presidente da Acer, Gianfranco Lanci, disse que a empresa espera vender entre 10 milhões e 12 milhões de netbooks neste ano, o que deve totalizar entre 32 milhões e 35 milhões de laptops.
- Domínio ameaçado