A maioria das empresas planeja instalar ou realizar testes com o Windows 7 ainda neste ano e grande parte delas deve substituir o Windows XP até o fim de 2012, de acordo com sondagem feita pelo Gartner. Segundo a consultoria, as corporações precisam fixar uma data limite para retirar o Windows XP dos PCs e decidir se implantarão o Windows 7 em todo o parque de máquinas, se apenas nos PCs novos ou se buscaram um equilíbrio entre essas duas possibilidades.
Michael Silver, vice-presidente e analista do Gartner, diz que em recentes enquetes realizadas pela empresa de pesquisas, 80% dos entrevistados revelaram também que retirarão o Windows Vista de suas empresas. "Com o Windows Vista e XP já ficando ultrapassados, as organizações precisam começar a planejar a migração para o Windows 7", disse o analista.
O Gartner salienta que as organizações precisam eliminar o Windows XP de suas máquinas, se possível, até o fim deste ano. Apesar de a Microsoft ter se comprometido a prestar suporte a esta versão do sistema operacional até abril de 2014, a consultoria observa que em 2012 as novas versões de várias aplicações não serão suportadas no XP, assim como diversos desenvolvedores de software independentes (ISVs, na sigla em inglês) deixarão de dar suporte ao sistema operacional.
- Pesquisa