Considerado pelo Gartner como uma das 11 tendências de TI que transformarão os negócios a partir deste ano, o big data já é uma realidade estratégica que contribui com o crescimento dos negócios de muitas empresas em todo o mundo. Segundo estudo global encomendado à Competitive Edge Research pela Dell, 41% das organizações – com 2 mil a 5 mil funcionários – têm um ou mais projetos de big data implementados e 55% planejam adotar esse tipo de projeto em um futuro próximo.
A pesquisa, que ouviu 300 CIOs de diversos países, incluindo o Brasil, mostra que, entre as empresas que implementaram projetos de big data, 89% reportaram uma melhoria significativa na tomada de decisões. E, animados pelo sucesso rápido dos projetos, os entrevistados esperam que o orçamento para lidar com o massivo volume de dados não estruturados aumente para cerca de US$ 6 milhões nos próximos dois anos – contra uma média atual de US$ 2 milhões a US$ 5 milhões -, com ampliação de investimentos em hardware, software e treinamento.
Ainda segundo o relatório, 50% das corporações com esse tipo de iniciativa se disseram satisfeitas com a qualidade e a velocidade na tomada de decisões, contra só 23% das que ainda não implementaram projetos de big data. Da mesma forma, entre as que já usam essa tecnologia, 49% estão satisfeitas com a capacidade de melhorar a qualidade do produto e 47% com a habilidade para identificar e tirar vantagem de oportunidades de negócios contra, respectivamente, 32% e 24% das que não têm a solução.
Sucesso dos projetos
A colaboração entre as áreas de TI e negócios é o pré-requisito mais citado pelos entrevistados para o sucesso dos projetos. Neste sentido, 41% dos entrevistados indicam que a forte cooperação entre as duas unidades é essencial para as iniciativas serem bem-sucedidas. Outro fator fundamental para o sucesso desse tipo de projeto, citado por 37% dos entrevistados, é uma forte conexão entre a análise de dados e o gerenciamento da performance das organizações. Já 33% destacaram a importância de ter conhecimentos específicos na equipe e 32% citaram uma documentação completa e acurada dos requerimentos de negócio.
A interação entre a análise de dados e o gerenciamento de performance é outro fator importante para o sucesso dos projetos. Citado por 37% dos entrevistados, gerenciar a complexidade de dados permanece um obstáculo significativo para abranger plenamente os benefícios potenciais de uma abordagem orientada por dados.
Por fim, 80% dos entrevistados citaram que precisam melhorar a análise da crescente quantidade de dados que circulam na organização. Quanto aos três principais objetivos dessa otimização estão: aprimorar a qualidade dos produtos, endereçar oportunidades de negócio e acelerar a tomada de decisões. Na sequência aparecem a conquista de um melhor entendimento da necessidade dos clientes, ter habilidade para responder rapidamente aos desafios competitivos, e aumentar a eficiência das ações de marketing.