A produção industrial brasileira cresceu 1,3% na comparação de maio com abril deste ano. Com alta de 6,6% – segundo maior aumento –, o setor de material para escritório e equipamentos de informática foi um dos principais responsáveis pelo avanço da produção nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com maio do ano passado, entretanto, a produção industrial brasileira registrou queda de 11,3%. O desempenho do segmento de material eletrônico e de comunicações foi preponderante para o resultado negativo, com declínio da produção de 34,4% no período, o pior recuo entre todos os setores econômicos. O estudo destaca a contribuição negativa dos telefones celulares, que registraram queda de 29,3% na produção na comparação anual.
Quando confrontado o total acumulado nos cinco primeiros meses deste ano com igual período de 2008, a produção industrial nacional teve decréscimo de 13,9%, puxada, em grande parte, pela baixa de 41,2% da fabricação do setor de material eletrônico e de comunicações.
- Desempenho positivo