O mercado brasileiro de serviços terceirizados de tecnologia da informação deve movimentar US$ 16 bilhões em 2013, o que representará um crescimento de 60% na comparação com os US$ 10 bilhões esperados para este ano, de acordo com estudo da Ovum divulgado nesta sexta-feira, 2.
A consultoria aponta os setores público, financeiro e de utilities como os principais responsáveis pelo crescimento. A Ovum diz que o Brasil chama a atenção por apresentar boas oportunidades tanto para serviços de infraestrutura quanto de desenvolvimento de aplicações, o que tem atraído muitas empresas estrangeiras de TI para o país.
Peter Ryan, autor do estudo, diz que o país sempre foi subestimado, principalmente por conta dos baixos preços dos serviços e da mão de obra oferecidos pela Índia e alguns países da Europa. Segundo ele, somente agora que o país já tem uma boa quantidade de empresas americanas e europeias instaladas em seu território é que o setor de serviços de TI começou a chamar atenção.
O analista caracteriza o Brasil como o melhor e provavelmente o maior mercado de offshore outsourcing de TI do mundo, além de ter como vantagem o fato de não ter uma diferença muito grande de fuso horário em relação aos Estados Unidos e a Europa. Mas ele ressalva que o país ainda precisa se adaptar a nova realidade econômica e reduzir a carga tributária sobre as empresas, principalmente para aquelas que usam intensivamente mão de obra, e diminuir a burocracia para a contratação de serviços. Para driblar essas dificuldades, Ryan sugere que os contratos sejam assinados visando as necessidades específicas do cliente e do prestador de determinado serviço.
- Serviços