Antiga usuária do tradicional modelo de ‘um desktop para cada usuário’, a Cooperativa Piá, localizada em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, enfrentava o contínuo ciclo de obsolescência de seus equipamentos, além de outros problemas, como manutenção e substituição de peças. Buscando por algo que reduzisse ou eliminasse esse ciclo e seus custos associados, a empresa fez uso de MS Terminal Services, mas continuou na busca de uma solução mais eficaz.
Segundo Monrou Maier, diretor de TI da Cooperativa Piá, "iniciamos a procura por novas tecnologias no mercado e nosso parceiro local, a empresa Optiwan, apresentou-nos a solução da Pano Logic. O que mais nos chamou a atenção foi o fato de que não havia nada que ficasse obsoleto para o usuário final, ao contrário de algumas tecnologias de thin client que estavam sendo consideradas na época".
O Sistema Pano é uma solução de desktop virtual completa end-to-end, composta de hardware e software, que interage de forma independente com os três principais hypervisors (vSphere, XenServer, Hyper-V) e seus sistemas de gestão (VMware View, XenDesktop, Microsoft SCVMM). O dispositivo Pano não possui nenhum tipo de CPU, memória ou disco rígido e, segundo a empresa, é o único hardware Zero Client do mercado.
A implementação dos testes na Cooperativa Piá foi bastante simples e os resultados foram imediatos, com boa aceitação por parte dos usuários. "Por não utilizar nenhum tipo de software ou firmware na ponta, a obsolescência de hardware é zero, e a performance é excelente. Adicionalmente, com a virtualização, tenho melhor poder de decisão sobre quando aumentar a capacidade de processamento, se hoje ou daqui a alguns meses, sem me preocupar com reinstalações na ponta. Basta ampliar os recursos dos servidores e pronto. Ganha-se na gestão e elimina-se o desperdício de poder computacional, o que reflete diretamente nos custos de propriedade", complementa Maier.
A Cooperativa Piá comemora os resultados obtidos com os equipamentos Zero Client da Pano Logic, e segue realizando a substituição dos seus equipamentos desktop na medida em que se tornam obsoletos. Hoje a companhia já conta com mais de 20 unidades instaladas.