A Cisco e a IBM acabam de anunciar as novas soluções de comunicações IP para seguradoras e de rede desenvolvidas para o setor bancário, além da solução Store Networking Foundation, criada para atender às necessidades do segmento de varejo. As soluções são resultado da aliança estratégica firmada entre as duas empresas e contam com uma rede convergente para voz para suportar as ferramentas de comunicação e colaboração da IBM.
?Evoluímos nossa proposta, que passa de um modelo baseado em infra-estrutura para um modelo baseado em soluções, com o objetivo de solucionar os problemas dos clientes, dentro de suas áreas específicas?, afirma Roberto Cruz, gerente de network e site enablement services para América Latina da IBM.
De acordo com a IDC Latin America, o mercado de TI para o segmento financeiro deve movimentar US$ 6,3 bilhões neste ano e crescer 7,6% em 2007. Já o varejo deve investir cerca de U$ 2,8 bilhões em TI neste ano e registrar crescimento de 8,2% no próximo ano. Juntos, esses segmentos movimentarão recursos estimados em U$ 9,1 bilhões neste ano só com investimentos em TI, segundo a empresa.
?O mercado já nos vê como aliados estratégicos. Temos capacitação e conhecimento necessários para vender e dar suporte em tecnologias avançadas como segurança, comunicações unificadas e armazenamento. Isso significa que estamos em condições de oferecer, a indústrias distintas, soluções que se ajustam a necessidades específicas?, afirma Martin Cattaneo, gerente de negócios para a aliança Cisco e IBM na América Latina.
A solução rede combina os serviços globais da IBM e suas plataformas de hardware, middleware e software de administração com as soluções de rede ponto a ponto e de comunicações IP da Cisco. Segundo as empresas, ela permite que as instituições financeiras atualizem, substituam ou façam uma reengenharia em seus sistemas de negócios. Já a solução de comunicações IP, voltada para o segmento de seguradoras, prevê a melhoria da comunicação entre as seguradoras e seus clientes e corretores.
Já a solução Store Network Foundation incorpora a tecnologia de rede da Cisco à visão total store da IBM, formando um portfólio integrado de aplicações para ponto-de-venda, auto-serviço e mobilidade, suportado por uma rede IP. Entre os benefícios, as duas empresas destacam a melhoria da eficiência e da satisfação do cliente nas transações de compra e o aumento da produtividade e das receitas, ao aprimorar o processo de tomada de decisões.