A Intel apresentou nesta quarta-feira (2/8) ao mercado brasileiro as novas linhas de processadores Intel Core 2 Duo e Intel Core 2 Extreme que devem substituir os chips Pentium em desktops e notebooks. A empresa também anunciou os 17 fabricantes que, a partir de setembro, estarão fabricando computadores com essa nova tecnologia: Accept, Bitshop, CCE, CTIS, Dell, Epcom, HP, Ibracomp, Itautec, Leadertech, Login, Megaware, Novadata, Positivo, Preview, SempToshiba e Sinco.
?Os processadores Core 2 Duo são simplesmente os melhores processadores do mundo?, exaltou Paul Otellini, presidente e CEO da Intel. Segundo ele, a versão para desktops dos processadores oferece até 40% de aumento no desempenho e mais de 40% de eficiência no consumo de energia, comparado aos melhores processadores da Intel de gerações anteriores.
De acordo com a empresa, a família do processador Intel Core 2 Duo conta com cinco processadores para desktops feitos sob medida para empresas, usuários domésticos e gamers; e cinco processadores para notebooks desenhados para computação móvel. As workstations baseadas no processador de dois núcleos, segundo a Intel, também oferecerão o que há de melhor na indústria em desempenho para áreas como design, criação de conteúdo e computação técnica.
A Intel informou que com os núcleos duplos, os processadores podem gerenciar inúmeras tarefas com mais velocidade. São capazes de rodar múltiplas aplicações, como escrever e-mails ao mesmo tempo em que se faz o download de músicas e vídeos ou passa o protetor de vírus no sistema, sem interferências. Esses chips, ainda segundo a fabricante, também melhoram a reprodução de vídeos de alta definição, a proteção do PC durante transações eletrônicas e, aumenta o tempo de duração da bateria para designers de notebooks mais leves e finos.
Alguns produtos oferecerão tecnologias desenvolvidas e integradas pela Intel, como a Intel Virtualization Technology e a Intel Active Management Technology que tornam o PC mais seguro e administrável. Além disso, o suporte para computação de 64 bits agora se estende aos notebooks. Os novos processadores formam conjunto com a família de chipsets Intel 975X, 965 e Mobile Intel 945 Express.