A certificação digital já é realidade na Petrobras. A empresa está implantando 140 mil certificados para garantir que seus funcionários e fornecedores tenham mais segurança e rapidez no acesso aos dados corporativos ? uma base gigantesca de 40 mil documentos digitalizados com seus arquivos autenticados em cartório.
O estudo de caso da companhia será apresentado no painel ?Certificação Digital e Modernização no Controle de Processos?, durante o 4º CertForum (Fórum de Certificação Digital), que ocontece entre os dias 8 e 10 deste mês, em Brasília.
O executivo responsável pela área de segurança da Informação da Petrobrás, Flávio Baruzzi, detalhará os novos usos de certificação digital que estão sendo implantados e a obrigatoriedade dos fornecedores da companhia de assinar documentos baseados na ICP-Brasil (Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira). O CertForum é o mais importante evento de Certificação Digital do país e é uma iniciativa do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), autarquia do governo federal, e organizado pela empresa ViaForum.
A Petrobras está sendo credenciada pela ICP-Brasil para operar como autoridade certificadora responsável pela emissão de certificados para usuários finais. A companhia também integra um comitê de 19 organizações que já estão usando a certificação na emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) num projeto piloto. A intenção da empresa, no futuro, é usar a certificação digital nas transações entre seus distribuidores e fornecedores.
Baruzzi abordará também como se dará a inclusão de certificação eletrônica para acesso a qualquer documento da companhia. A Petrobras mantém um dos maiores sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos (GED) do mundo e exigirá que seus funcionários e parceiros tenham acesso a tais documentos com a sua assinatura digital, trazendo ganhos de segurança e eficiência.