Comprar um refrigerante, um jornal ou revista, entrar no cinema ou passar pela catraca do Metrô usando um cartão ou aparelho celular, são soluções que estão sendo apresentadas pela Visanet, em São Paulo, no 1º Congresso Brasileiro de Meio de Pagamentos Eletrônicos, que se encerra nesta quinta-feira, na sede da Fecomércio.
Para fazer um micro-pagamento, basta encostar o cartão com tecnologia contact less RFID num leitor acoplado a um POS, que emitirá apenas uma via do ticket para o cliente. O cartão pode ser carregado com a quantia desejada pelo cliente, que o utilizará sem a necessidade de senhas ou assinatura.
Segundo a Visanet, mais de 60 projetos com 25 milhões de usuários estão sendo desenvolvidos para pagamento de transporte público em países da América Latina e Caribe.
Existe um potencial de mercado de mais US$ 150 bilhões, que são transacionados em dinheiro em supermercados e restaurantes fast food na América Latina; além disso, há um potencial de atendimento aos postos de gasolina, cinemas e lanchonetes, que não têm ainda boa aceitação de cartões.
Usando o celular, a Visanet mostrou duas soluções diferenciadas. A primeira necessita que o aparelho celular contenha um cartão de comunicação com a tecnologia NFC (Near Field Communication), cuja aplicação foi desenvolvida em Java, Symbiam, Palm e Pocket PC por uma empresa norte-americana que, por coincidência, tem o nome de Vivo Tech.
Ele transforma o celular numa carteira de pagamentos. A demonstração no evento simula a aquisição de uma entrada de cinema, onde o cliente encosta o celular num dispositivo que carrega o valor da entrada e o exibe na tela do aparelho. O cliente confirma a senha. O mesmo dirige-se à catraca aproximando o celular, que libera a entrada e confirma o ciclo da operação.
Outra solução é o Visa Vale Delivery, no qual o comerciante entra no portal da Visanet, digita o login, senha, valor da transação e o número do celular informado pelo cliente, que recebe uma mensagem SMS com os dados de sua compra para dar o aceite. O portador tem que antes cadastrar seu celular no portal da empresa para habilitá-lo.
Para soluções de Vending Machine, a Visanet apresentou um cartão pré-pago também com a tecnologia NFC, que aciona uma máquina de refrigerantes e salgadinhos. A experiência está sendo desenvolvida coma empresa Pressget, que tem 600 vending machines em São Paulo e Rio de Janeiro. A experiência piloto restringe-se aos funcionários dos escritórios da Visanet.