A recém anunciada parceria entre a World Pass IT Solutions, empresa brasileira especializada em consultoria e treinamento nas áreas de governança corporativa e de TI, e a norte-americana Phoenix Business and System Process começa a render os primeiros frutos. A companhia nacional já está aplicando o FCM (Facilitated Compliance Management) em seus projetos no país.
O FCM é uma ferramenta que reúne melhores práticas de metodologias como CobIT, ITIL, Fiscam, NIST, PCI/Visa, BS7799:2, ISSO/IEC 17799:2005 e Basiléia, entre outros. ?Na prática, o FCM é um protótipo de conformidade, desenvolvido em código aberto e modelo de dados, que será utilizado nos projetos de conformidade de nossos clientes?, afirma Paulo César Rodrigues, sócio da World Pass. De acordo com o executivo, os principais objetivos da ferramenta são acelerar os processos de implantação, desenho, documentação, workflow e manutenção de projetos dentro das áreas de TI e de negócios.
Para Marcelo Silva, sócio da World Pass, a parceria com a Phoenix, além da ferramenta, deve trazer para a companhia novas metodologias e conhecimento para consultoria e auditoria em governança de TI e corporativa. Não por acaso, a Phoenix é hoje líder norte-americana em implantação de processos de governança em TI e corporativa, com o maior número de casos de sucesso em implantações Sox (Sarbannes-Oxley).
A preocupação em contar com as melhores práticas em governança tem um foco claro: preparar a World Pass não apenas para atual demanda por conformidade, mas também para a futura. De acordo com José Vicente Gonçalves, também sócio da companhia, hoje existem na Europa e nos Estados Unidos regras específicas para os mercados de telecomunicações, de negociação de ações, de educação, financeiro e governamental. ?Com o nível de globalização e competitividade vivido hoje no mercado, é questão de tempo para que todas estas regras também sejam adotadas por empresas brasileiras?, afirma.
O FCM já está em utilização nos projetos da World Pass e, de acordo com seus sócios, em condições especiais, a ferramenta será oferecida gratuitamente para projetos de implantação.