A Art IT provedora de soluções em software para o setor de Telecom e serviços de Infraestrutura, foi selecionada como uma das melhores empresas para se trabalhar nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do país, de acordo com levantamento feito pelo instituto Great Place to Work. A empresa ficou com 18ª colocação no ranking que listou as 70 melhores destes dois setores e contou com a participação de cerca de 700 empresas.
De acordo com Romulo Cesar de Paula, diretor Administrativo da Art IT, a melhoria do desempenho da empresa no ranking é resultado de uma política de recursos humanos contínua que visa o desenvolvimento e o bem estar dos colaboradores. "A Art IT vem ampliando o investimento em suas equipes, tanto no aprimoramento do lado profissional quanto no aspecto da qualidade de vida. Estar entre as 20 melhores para trabalhar, ao lado de grandes e tradicionais empresas do setor, é um grande reconhecimento para nós", afirma.
Qualidade de vida no trabalho
Um dos principais pilares da política de RH da Art IT é o programa Art em Movimento, criado em 2008, que visa o bem estar e a qualidade de vida promovendo ações de desenvolvimento profissional, atividades físicas, recreação e lazer, voluntariado, esporte e cultura. Tendo como base o tema "Saúde", o programa propõe atividades em cinco áreas para o bem estar do colaborador: Saúde Corporativa, Saúde Física, Saúde Social, Saúde Profissional e Saúde Financeira.
A comunicação foi reforçada durante o ano de 2009, quando a empresa implementou novos canais de contato entre os colaboradores e a diretoria da empresa. Entre as ações, estão a realização de cafés da manhã com a presença dos diretores e a criação do "Canal Direto", com o qual os membros da diretoria podem se comunicar diretamente com os colaboradores.
Também para ouvir a opinião das equipes, a empresa vem realizando os "Focus Groups", encontros com a participação de cerca de 12 colaboradores, para debater temas específicos e receber sugestões. Os feedbacks também têm sido obtidos por meio de enquetes, do canal Ouvidoria – onde cada diretor realiza um plantão de duas horas por semana apenas para ouvir as demandas dos colaboradores – e do "Programa de Sugestões", onde o colaborador pode expor qualquer idéia que ache interessante. Caso seja aproveitada, ele ganha uma bonificação em dinheiro.
Com a comprovada melhoria do clima organizacional, a empresa vem reduzindo consideravelmente o número de desligamentos por iniciativa do próprio funcionário. Em 2008, 18,2% do quadro de funcionários saíram da empresa por conta própria. Em 2009, esse número foi de 7,5% e a perspectiva é de que caia ainda mais em 2010.
- Great Place to Work 2010