De olho no mercado das pequenas e médias empresas, a MC1, empresa brasileira especializada no segmento de mobilidade, inaugurou em julho uma nova unidade de negócios que tem como carro-chefe o SaaS (Software as a Service). O objetivo é oferecer um novo modelo de negócios às pequenas e médias empresas, como por exemplo, o acesso a softwares de gestão que anteriormente eram praticamente impossíveis em razão do custo inicial (licença e hardware) e de manutenção (versões e suporte).
Segundo o diretor comercial da MC1, Júlio Fábio, a proposta é orientar as micro-empresas no sentido de elas poderem trilhar o caminho das grandes corporações e obterem resultados de sucesso, "porém com um custo muito reduzido". A empresa vai oferecer soluções de gestão, automação de vendas, entre outras — que serão gerenciados a partir da MC1.
Os softwares poderão ser acessados pelo cliente de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento, em tempo real, permitindo maior integração entre unidades de uma mesma empresa. A nova unidade vai disponibilizar as soluções via web (cloud computing) para subscrição de usuários (mensalidades). Neste formato, o cliente não tem o grande investimento do início da operação, ele irá custear o valor variável de acordo com o uso (volume de usuários ou de operações) no período do contrato.
De acordo com Júlio Fábio, esse modelo de negócio oferece oportunidades para que empresas, de todos os portes, deixem de enfrentar os riscos da aquisição de software, além de oferecer evoluções constantes da tecnologia e das práticas de mercado, sem que façam grandes investimentos em hardware e infraestrutura. "Hoje, vender não é mais só ter um vendedor tirando pedidos. A concorrência está cada vez mais acirrada. A venda demanda inteligência, planejamento eficiente alinhado a ferramentas de integração e cruzamento de informações em toda a cadeia produtiva", ressalta o diretor.
- Nova unidade