A fabricante de equipamentos de rede Nokia Siemens Networks (NSN) planeja uma infusão financeira de US$ 1 bilhão em troca de participação minoritária na companhia. Segundo fontes informaram o Wall Street Journal, os fundos de investimentos Silver Lake Partners, TPG, Blackstone, Bain Capital e KKR estão envolvidas no negócio, que pode envolver o controle de até um terço das ações da joint venture entre a Nokia e a Siemens.
De acordo com as fontes, ainda não foram realizadas propostas formais e ainda não há certeza sobre o interesse das companhias finlandesa e alemã na transferência de controle acionário. As fontes também não sabem informar se, depois da suposta negociação, a Nokia Siemens continuará sendo gerida apenas por Nokia e Siemens ou se os fundos terão poder de decisão dentro da empresa.
Os rumores da venda de um terço do controle acionário vêm ao mesmo tempo em que se especula sobre o fim da própria joint venture. Boatos que circulam no mercado desde o primeiro semestre deste ano dizem que nenhuma das duas empresas estaria mais interessada na parceria, pois ela se tornou uma operação cara e pouco rentável. Os rumores informam também que a Siemens já até aventou a possibilidade de vender os seus 50% da companhia de volta para a Nokia, mas a fabricante de celulares também não estaria interessada em mais uma parte da joint venture (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
- Negócios