A fabricante norte-americana de chips para dispositivos móveis Qualcomm anunciou na quinta-feira, 29, a criação de uma joint venture para a oferta de serviços de banda larga móvel de quarta geração Long Term Evolution (LTE) na Índia.
O negócio foi firmado em comunhão com a fabricante de equipamentos de rede Global Holding Corporation e a operadora de telecomunicações Tulip Telecom, ambas indianas, para oferecer. A companhia norte-americana terá 74% de participação na nova empresa, com cda uma das outras duas companhias ficando com parcela de 13%.
Recentemente, a Qualcomm recebeu aprovação do governo indiano para usar o espectro de telecomunicações em quatro regiões do país, uma licença chamada de Broadband Wireless Access (BWA). A criação da nova empresa, segundo a fabricante de chips, visa a expansão da área de atuação da companhia norte-americana na Índia, já que tanto a Global Holding quanto a Tulip têm permissão para operar em todo o país.
O negócio ainda precisa ser aprovado pelos acionistas das empresas e pelos órgãos reguladores do governo indiano. Os detalhes financeiros do negócio não foram divulgados, assim como o nome da joint venture.
- Estratégia