As vendas mundiais de smartphones totalizaram 107,7 milhões de unidades no segundo trimestre deste ano, volume que representa crescimento 73% na comparação com igual período de 2010. Quem tem se aproveitado desse boom do segmento é o sistema operacional (OS) Android, do Google, que já responde por 48% do mercado, apontou a Canalys.
De acordo com a consultoria, o Android lidera o mercado de OS para smartphones em 35 dos 56 países abrangidos pela pesquisa. No fim do segundo trimestre, a base de celulares com a plataforma do Google era de 51,9 milhões de aparelhos, número 379% superior ante o fim do segundo trimestre do ano passado.
O iOS, do iPhone da Apple, por sua vez, fechou o período no segundo lugar com participação de 19%, ultrapassando o Symbian, da Nokia, que caiu para a terceira posição. Entre abril e junho, foram comercializados 20,3 milhões de iPhones. Com o resultado, a Apple se tornou a fabricante de smartphones com maior venda de aparelhos, destronando a Nokia do seu longo tempo de liderança.
A Samsung também superou a Nokia e subiu para a segunda colocação, acrescentou a Canalys, ao atingir venda de 17 milhões de aparelhos, alta de 421% na comparação com o mesmo período de 2010. Com isso, a fabricante finlandesa terminou o segundo trimestre apenas como a terceira maior fabricante de smartphones.
- Mobilidade