O outlet online de moda Privalia decidiu oferecer a seus consumidores a navegação gratuita em seu app móvel. A novidade vale, por enquanto, apenas para clientes da TIM e da Vivo, mas deve ser estendida àqueles da Claro e da Oi no ano que vem. Para ter acesso gratuito através das redes móveis é preciso baixar a mais nova atualização do app nas lojas de aplicativos.
Atualmente, no Brasil, os dispositivos móveis respondem por 70% das visitas e por 65% das vendas da Privalia. Em outros mercados onde a empresa atua, a participação móvel nas vendas é maior: no México chega a 75%, enquanto na Itália e na Espanha está em 70%. Com a oferta de navegação gratuita por aqui, a expectativa da empresa é que o Brasil ultrapasse os outros mercados nesse aspecto. A projeção é de um aumento de 10% no volume de visitas e de 40% no tempo médio de cada visita pelo celular.
"O nosso cliente navega por campanha. A cada visita, ele olha uma ou outra campanha e sai, preocupado com seu consumo de dados. Quero que o consumidor se sinta confortável para navegar na loja inteira e veja todas as ofertas", diz Débora Capobianco, head de marketing da Privalia. Isso deve se refletir em um aumento das vendas, já que em comércio eletrônico há uma relação direta entre tempo de visita e vendas, lembra Marcelo Castelo, fundador e CEO da MUV, empresa que auxiliou a Privalia nesse projeto.
Capobianco explica que foram selecionadas apenas duas operadoras brasileiras para o lançamento por uma questão de restrição orçamentária da Privalia: seu budget anual já estava fechado quando a ideia começou a ser discutida internamente. TIM e Vivo foram escolhidas simplesmente por terem sido as que responderam mais rapidamente ao pedido da Privalia. A princípio, o contrato com elas tem validade de um ano. Se forem obtidos os resultados desejados, a navegação gratuita será estendida para as outras operadoras e até mesmo para mercados no exterior.
IP Dinâmico
A iniciativa da Privalia é a terceira de dados móveis patrocinados no Brasil, depois de Bradesco e Netshoes/Zattini. Tal como nesta última, o projeto da Privalia foi negociado com as teles através da MUV. Há, contudo, uma novidade importante: é o primeiro projeto de dados patrocinados a contar com uma solução técnica para IP dinâmico, fornecida pela empresa norte-americana Datami. Esta solução consiste em um gateway, posicionado entre as operadoras e os servidores que hospedam as páginas da Privalia. É fundamental para viabilizar projetos de dados patrocinados de sites ou apps de comércio eletrônico, porque a maioria deles trabalha com diversos IPs e servidores distribuídos. Seria impossível botar esse projeto no ar informando às operadoras manualmente cada URL e cada IP a ter o tráfego liberado – o que foi mais fácil no caso de um banco como o Bradesco, que trabalha com IPs fixos.