Normalmente as empresas buscam proteger a periferia e não que está no core do ambiente de tecnologia, o que é um erro. A opinião é de Gilberto Pedroso, Gerente Comercial da BMC para América Latina, explicando que o correto é proteger quem tem credenciais, pois sempre o elo fraco da corrente é a pessoa, principalmente daquele que tem acesso a dados sensíveis.
Isso acontece mesmo com quem trabalha com mainframes, equipamentos considerados muito seguros, mas que não está incólume, pois na sua essência ele é um servidor como os demais do mercado. Alem disso, 34% dos alertas de segurança são enviados para um centro de segurança, sem que alguém tome conhecimento sobre isso.
Outro ponto de atenção salientado por Pedroso, é a falta de profissionais especializados em mainframe. "Hoje 32% dos profissionais que trabalham com mainframe tem mais de 50 anos de idades; apenas 14% deles tem menos que 30 anos de idade", explica.
Ressaltou ainda a importância de se trazer um modelo ágil para o desenvolvimento de processos que envolvam teste de qualidade, performance, segurança, de forma automatizado, de modo que as atualizações sejam feitas com agilidade.
Tendo em vista esse contexto, a BMC anunciou inovações e integrações nos portfólios BMC Automated Mainframe Intelligence (BMC AMI) e BMC Compuware, projetados para aprimorar a detecção e resposta a ameaças, como também ampliar o acesso às ferramentas de mainstream DevOps, para modernizar as aplicações de mainframe e aumentar a produtividade do desenvolvedor.
De acordo com o estudo da Forrester Consulting encomendado pela BMC em 2021 "Modernizing Mainframe Development Tools Can Help Drive Greater ROI", mais de três quartos dos desenvolvedores indicaram o mainframe como o recurso de extrema importância para sua organização. No entanto, 8 em cada 10 declararam suas ferramentas de desenvolvimento de mainframe precisam de melhorias significativas para agregar mais valor. O estudo concluiu que as equipes com ferramentas modernas estão mais adiantadas em seus esforços para criar aplicativos de mainframe modernos e têm menos problemas com gaps de habilidades e aquisição de talentos.
Soluções
A solução BMC AMI Ops Monitor para ambientes Java descobre automaticamente todos os JVMs em z / OS. Este recurso permite que os usuários localizem e corrijam problemas rapidamente, identificando questões de desempenho causados por JVMs e entendendo seu impacto em outras cargas de trabalho. Novos recursos, ampliados, garantem maior disponibilidade e melhor tempo de resposta, permitindo que o mainframe execute ações de diagnóstico e veja informações sobre APIs e serviços usados por JVMs.
A solução BMC Compuware ISPW agora se integra com GitHub Actions e HCL Launch para aumentar a automatização do desenvolvimento e o processo de implantação de mainframes, reduzindo custos e complexidade.
A nova ferramenta Workflow WiZard da BMC foi aceita como parte da estrutura Zowe do Open Mainframe Project, uma estrutura de fonte aberta extensível e integrada para z/OS.
O Workflow WiZard torna o trabalho dos desenvolvedores e programadores de sistemas mais fácil, simplificando a instalação, configuração e manutenção de produtos de software IBM e ISV z / OS. Esta contribuição enfatiza o compromisso da empresa com o Open Mainframe Project e oferece uma oportunidade de colaborar com a comunidade de mainframe e aumentar a inovação na plataforma z / OS.
GitHub Actions e HCL Launch ampliam as integrações existentes de CI / CD na solução BMC Compuware ISPW, que incluem Jenkins, Git, GitLab, GitHub, VS Code e APIs REST. Com o GitHub Actions, os usuários podem reduzir erros e melhorar a qualidade do aplicativo configurando os canais de CI / CD com fluxos de trabalho automatizados.
HCL Launch permite que os desenvolvedores organizem implantações automatizadas em vários ambientes com um único clique. O HCL Launch também amplia as integrações de CD existentes do BMC com Digital.ai Release e CloudBees Flow para tornar as implantações mais rápidas e fáceis.
Os clientes agora também podem usar um plug-in HCL Launch para a solução BMC AMI DevOps para Db2 para capturar e propagar automaticamente as alterações do banco de dados em ambientes Db2, além de Jenkins e IBM UrbanCode Deploy.
A forma que desenvolve no mainframe não da agilidade, faz Devops, trazer modelo ágil, para ter agilidade processo de teste qualidade, performance, segurança de forma automatizadas – atualizar aplicações de celular, tem, que sempre atualizar , um motivo de negócios, facilitar segurança, agilidade e automática.
parabens Gilberto