O brasileiro está levando mais tempo para trocar de smartphone, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. A média de tempo em que o usuário possui o seu dispositivo atual é dois anos e nove meses. Na pesquisa anterior, realizada um ano atrás, o tempo médio era de dois anos e três meses.
Mais da metade dos brasileiros (54%) querem comprar um smartphone novo nos próximos 12 meses, três pontos percentuais a mais que na pesquisa do ano passado. Por faixa etária, o grupo de 30 a 49 anos é aquele mais interessado em trocar de smartphone (57%). Entre as regiões do Brasil, aquela com maior proporção de usuários dispostos a comprar um smartphone novo é a Nordeste (58%).
Paralelamente, a diferença na média de idade do sistema operacional entre os usuários aumentou ainda mais. Os smartphones equipados com Android, em geral, são mais jovens: seus donos estão com esses aparelhos há dois anos e sete meses, em média – na edição anterior estavam há dois anos e dois meses. Os iPhones, por sua vez, estão nas mãos dos seus donos há três anos e quatro meses, em média – aumento de nove meses na comparação com a edição anterior da pesquisa.
Marcas que dominam o mercado
A maior média de idade do iPhone pode ser atribuída à sua maior durabilidade, o que também explica sua maior proporção na venda de usados: 14% dos que compraram o aparelho desta marca optaram por um modelo usado, ante 8% daqueles que compraram Android. Também houve um aumento de sete pontos percentuais no market share da Apple, que agora responde por 20% dos smartphones em atividade no Brasil.
A Samsung ainda é a líder do mercado, com 40%, mas registrou uma queda de 3 pontos percentuais, o que está dentro da margem de erro. Motorola e LG também registraram quedas, de três e dois pontos percentuais, respectivamente, também dentro da margem de erro. Na outra ponta, a LG tomou uma decisão global de parar de fabricar celulares, portanto, sua base tenderá a desaparecer nos próximos anos.
Entre os fabricantes de aparelhos Android monitorados por essa pesquisa, o único a ganhar participação no mercado brasileiro foi a Xiaomi, que passou de 10% para 13% em um ano.
Analisando-se os resultados da pesquisa TIC Domicílios 2021, é possível estimar que a base de usuários de smartphone no Brasil seja da ordem de 130 milhões de pessoas. Cruzando com os dados deste relatório Panorama Mobile Time/Opinion Box, são 103 milhões de usuários com aparelhos Android, 26 milhões com iOS, e 1 milhão com sistema operacional desconhecido.
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou entre os dias 13 e 22 de junho 2.104 brasileiros que acessam a Internet e possuem celular. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.