O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) contratou duas empresas para os trabalhos de expansão da rede de fibra óptica governamental para 30 municípios do interior do Estado. O acordo contempla a aquisição de equipamentos de rede IP e MPLS e de outros acessórios, incluindo as atividades de instalação, treinamento e garantia.
A estimativa é que sejam implantados cerca de 380 pontos, que vão contemplar órgãos estaduais em diversas regiões do Espírito Santo, por meio de dois anéis (Norte e Sul). Com a expansão da rede, as repartições públicas contempladas passarão a ter uma conexão mais direta e ágil com o Data Center do Estado, que fica na sede do Prodest, em Vitória.
Além disso, os órgãos poderão prestar um atendimento mais eficiente à população tendo acesso a sistemas importantes, o que vai possibilitar um suporte mais qualificado em hospitais, delegacias, escolas, unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e outras repartições públicas estaduais.
Outro benefício é permitir a realização de videoconferências com mais praticidade, o que reduz despesas com diárias e combustível. Esse recurso também vai contribuir para a melhoria do atendimento médico à população, além de facilitar a participação dos servidores públicos em reuniões e treinamentos.
"Atualmente, temos mais de 450 repartições públicas estaduais conectadas com rede de fibra óptica. Com a aquisição desses equipamentos, vamos poder expandir a rede para o interior do Estado e chegar a 816 pontos conectados. Isso vai permitir que essa estrutura alcance mais órgãos e uma extensão superior a dois mil quilômetros", detalhou o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.