O presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, foi designado para mais um mandato como membro titular do Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). A suplente nomeada para a vaga é a diretora de Relações Institucionais e Governamentais e de Comunicação da Conexis Brasil Digital, Daniela Martins. A designação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (2).
Ambos foram nomeados como representante das prestadoras de serviços de telecomunicações e terão mandato de dois anos.
O Conselho Gestor do FUST é o órgão responsável por aprovar as políticas, as normas, as diretrizes e as prioridades de aplicação de recursos do fundo setorial em programas, projetos, planos, atividades, iniciativas e ações que visem para promover a ampliação da conectividade, por exemplo, em áreas rurais e em escola públicas.
Ferrari é doutor em economia pela UFRJ e foi diretor de Infraestrutura e Governo do BNDES. Também foi secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, de 2016 a 2018, e anteriormente secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Daniela Martins é jornalista e advogada, formada pela UnB e UniCEUB. Atuou em grandes veículos, entre eles Valor Econômico, Grupo Estado, CBN e TV Globo, e assessora de imprensa nos Ministérios do Planejamento e da Saúde. Na área de relações governamentais, atuou em consultoria e foi Assessora de Relações Institucionais da Abear.
Em 2023 o FUST arrecadou R$ 1,3 bilhão. Desde 2001, o fundo arrecadou, em valores reais, mais de R$ 58 bilhões. Apenas em 2023, mais de duas décadas após ser criado, recursos do fundo começaram a ser aplicados no setor de telecomunicações.
O Fust foi criado em 2000 com objetivo de universalizar os serviços de telecomunicações prestados sob regime público, ou seja, o serviço de telefonia fixa. Em 2020, a Lei 14.109/2020 alterou a função do fundo para que ele fosse usado para melhorar a qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações como um todo.