Os Portos do Paraná ultrapassou a marca de 65 milhões de toneladas. Tendo em vista sua ampla participação e representatividade e, visando obter mais sinergia entre as áreas, o complexo portuário adotou o SAP S/4HANA, ERP para grandes empresas da multinacional alemã. O projeto está sendo conduzido pela Engine Brasil.
Fundado em 1935, os Portos do Paraná é formado pelos portos de Paranaguá e Antonina. O complexo portuário é o maior canal de importação de fertilizantes no Brasil, representando, em 2023, 25% da movimentação nacional.
Os Portos do Paraná vêm passando, nos últimos anos, por um processo de expansão e modernização e, para suportar a sustentabilidade consistente do negócio, entenderam que era necessário implementar uma solução de gestão mais robusta e integrada que pudesse trazer as melhores práticas mundiais de processos, governança, escalabilidade e garantia de segurança e continuidade de negócios.
Para Luiz Fernando Garcia, presidente do Portos do Paraná, o projeto da SAP foi extremamente importante para que pudessem assegurar a eficiência operacional de um posto pujante e que alavanca cada vez mais investimentos, de forma ordenada e organizada. "Ele nos permitiu olhar profundamente para o interior da nossa companhia, de forma que conseguíssemos nos transformar, de uma empresa pública simples, para uma verdadeira cultura empresarial privada, respondendo com segurança as informações trabalhadas aqui", ressalta.
A nova solução eliminou os problemas anteriores de bases de dados não integradas, muitas atividades manuais e dificuldade de informações em tempo real, o que dificultava o processo de tomada de decisão. Diante disso, os Portos do Paraná abriram um processo de licitação para contratação de uma solução integrada de gestão empresarial.
A licitante vencedora foi a Engine Brasil, com a oferta das seguintes soluções: ERP SAP S/4HANA Cloud, SAP SucessFactors, solução que otimiza a gestão de capital humano (HCM); SAP Analytics Cloud, que reúne funções analíticas e planejamento; SAP Business Technology Platform (BTP), que apoia no desenvolvimento de aplicativos, automações integradas em ambiente unificado; e SAP Solution Manager, plataforma que gerencia o ciclo de vida da solução no ambiente distribuído.
A aderência da solução SAP, oferecido pela Engine, aos 1.476 requisitos divididos em 24 módulos do edital, foi de 89%. Para Claudio Costa, gerente de TI dos Portos do Paraná, os resultados mostraram que a escolha do ERP foi acertada. "Antes de implementarmos o software, fizemos toda uma preparação com a nossa equipe, que foi determinante para comprovar a eficiência do produto e para que, de fato, a rotina solicitada fosse atendida, garantindo o envolvimento dos usuários", aponta.
Os resultados foram motivo de orgulho para André Nadjarian, VP de estratégia e inovação da Engine. "O empenho do time dos Portos do Paraná, sem dúvidas, foi um dos fatores que fizeram a diferença no processo de implementação das soluções. Nos sentimos honrados por fazermos parte dessa jornada que coloca este complexo portuário na vanguarda das organizações que estão utilizando o que há de melhor e mais inovador em termos de softwares de gestão", pontua.
O projeto foi dividido em três ondas. A primeira, que envolveu diferentes áreas, indo desde cobrança até manutenção geral, teve o golive em fevereiro deste ano. A segunda, foi voltada para a gestão recursos humanos e gestão de frotas, e a terceira onda que está em fase atual de implantação, com tem foco em engenharia de manutenção, gestão orçamento, auditoria, risco e governança, tem sua conclusão prevista para o mês setembro.
A metodologia utilizada foi a o SAP Activate, que permite a adoção do software de forma mais ágil e utilizando as melhores práticas, envolvendo ativamente os usuários. Além disso, a contratação do sistema foi realizada no formato SaaS.
Até o momento, 70% da implementação do ERP já foi concluída, e os Portos do Paraná já identificam benefícios significativos. Dentre eles, está a padronização, definição e controle de usuários do sistema em cada área de atuação; alinhamento de processos como compras, pagamentos, patrimonial, RH, entre outros; ter um único repositório de dados de informações para futuras extrações e tomadas de decisões; e o acompanhamento diário das transformações nas rotinas administrativas.
Há, ainda, ganhos de escalabilidade, eliminação de planilhas de governança corporativa e de TI, e gestão de riscos e rastreabilidade, visto que tudo é auditável. "As conquistas foram muito além do que esperávamos, principalmente, em uma maior confiança, integração e gestão mais tranquila para tomada de decisões mais assertivas", destaca Marcos Bonoski, diretor administrativo e financeiro da empresa.
Para o futuro, os Portos do Paraná pretendem expandir ainda mais as melhorias e firmar seu posicionamento perante o segmento. "Uma implementação de sistema nunca é fácil, mas faz parte do processo da busca para usufruir o melhor que todas as funcionalidades das ferramentas implementadas podem gerar. Com esse projeto, os Portos do Paraná reforçam a sua autoridade e importância, a qual temos a certeza que trará resultados promissores", finaliza Luiz Fernando Garcia, presidente do Portos do Paraná.