Os gastos mundiais com publicidade móvel chegarão a US$ 913,5 milhões neste ano, registrando crescimento de 74% em relação ao ano passado. Até 2013 o setor tende a movimentar receita de US$ 13 bilhões mundialmente, segundo dados do Gartner.
A publicidade direcionada, que já tem sido a grande impulsionadora do aumento da receita do segmento, deve se popularizar ainda mais com a maior adoção das tecnologias de GPS. As empresas de marketing pretendem usar essa forma de propaganda para atingir o público jovem, que é mais apto a usar aparelhos móveis como dispositivos de navegação.
Segundo o Gartner, a propaganda terceirizada em aparelhos móveis também será muito importante para a expansão do mercado. De acordo com pesquisa publicada em julho pela Parks Associates, mesmo com a resistência do usuário para esse tipo de publicidade, a receita do setor deve, nos Estados Unidos e Canadá, sair de US$ 208 milhões previstos para este ano, e chegar até US$ 1,5 bilhão em 2013.
A Parks Associates considera que a larga adoção de smartphones e tecnologia 3G, principalmente no início de 2010, será a grande responsável pelo crescimento do mercado de publicidade móvel.
- Mobile marketing