Apple, LG, Nokia, Samsung e Sony Ericsson foram apontadas pela IDC como as fabricantes de celulares com as melhores práticas de sustentabilidade deste ano. De acordo com a consultoria, a reciclagem de celulares é extremamente baixa no mundo, mas a taxa de 10% em média dessas empresas no tratamento para reutilização são consideradas como nível bom.
Segundo a IDC, a Apple recicla seus aparelhos em 95% dos países onde eles são vendidos, incluindo os Estados Unidos, Índia, China, Hong Kong, Malásia, Cingapura, Nova Zelândia, Coréia do Sul e Austrália. "A Apple tem sido uma líder em influenciar sua cadeia de suprimentos e um exemplo de desenvolvimento de tecnologias verdes para os demais fabricantes", diz o relatório.
No caso da LG, a consultoria observou que a companhia sul-coreana tem feito avanços na gestão de energia, incluindo o desenvolvimento de um carregador solar, e pelo fato de ter se comprometido a continuar a implantar essa solução em toda sua linha de produtos.
Já em relação à Nokia, a IDC diz que ela é particularmente forte na área de materiais, já que entre 65% e 80% dos seus aparelhos podem ser reciclados e os demais, principalmente plásticos, ser usados para alimentar o processo de reciclagem. A empresa também tem avançado na utilização de materiais reciclados, afirma a IDC.
Em relação a Samsung, a consultoria avalia que ela reduziu muito a utilização de materiais perigosos, como, por exemplo, o fato de todos os novos modelos de celulares terem deixado de utilizar retardantes de chamas a base de bromo (BFR), desde janeiro do ano passado, e cloreto de polivinila (PVC), desde julho de 2009. Além disso, a Samsung definiu a data de 31 de dezembro de 2012 para seus aparelhos estarem livres de berílio, compostos bromados e trióxido de antimônio.
A IDC ibserva que a empresa tem melhorado também as embalagens, de maneira a ficarem ambientalmente amigáveis, com caixas mais leves que proporcionaram a redução de 80% nas emissões de dióxido de carbono (CO²) provenientes dos transportes em relação à caixa padrão. Outro ponto é o fato da companhia ter praticamente substituído os manuais em papel por manuais eletrônicos, economizando 350 toneladas de papel em 1 milhão de telefones, o que corresponde a 13 mil árvores e 7,5 mil metros cúbicos de água.
- Estudo