IBM Brasil e parceiros criam site e curso gratuito de inglês a distância

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O déficit de profissionais de TI no mercado brasileiro, atualmente estimado em mais de 70 mil pelo Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da associação para promoção do software brasileiro, fez com que a IBM Brasil saísse em busca de parceiros para a formação de mão de obra. A empresa, que como as demais do país enfrenta não só a falta de profissionais especializados, mas também a carência de profissionais que falam inglês, decidiu investir na criação de um curso de inglês a distância. Chamado de English4Smart, o curso é totalmente gratuito e feito especificamente para estudantes de TI. O curso, assim como temas ligados à área, ficarão hospedados no portal TI Smart (www.ti-smart.com.br), lançado pela companhia com apoio de parceiros.
O English4Smart é voltado ao inglês usado no mundo dos negócios e seu conteúdo foi desenvolvido pelo instituto de idiomas União Cultural Brasil Estados Unidos, que também irá disponibilizar certificados digitais aos participantes. "Para ingressar em uma empresa globalmente integrada como a IBM não basta que o candidato conheça tecnologia, é necessário estar ao menos no nível intermediário de inglês. Uma das áreas que mais geram oportunidades de emprego na IBM é a de exportação de serviços. Por isso, o conhecimento do inglês é fundamental. É importante acelerar a formação dos profissionais para acompanhar o crescimento do mercado", afirma Edson Luiz Pereira, gerente de parcerias educacionais da IBM Brasil.
Para que esse não fosse apenas mais um curso a distância e atingisse o público-alvo desejado, os parceiros adotaram diversas medidas e enfrentaram desafios. O primeiro foi desenvolver um aplicativo, software de e-learning com reconhecimento de voz, adequado aos equipamentos das instituições de ensino brasileiras. A ferramenta, nomeada de Ivela – Internet Voice e-Learning Application, foi construída pela Universidade Federal do Ceará em plataforma aberta, com distribuição livre. Outro diferencial do projeto é que ele será vinculado a parcerias com instituições de ensino que oferecem cursos de TI, justamente para atingir o público-alvo da IBM e do próprio mercado. A primeira instituição a fechar acordo com a IBM foi o Centro Paula Souza, referência em cursos técnicos e tecnológicos no nível médio e superior.
De acordo com Edson Luiz Pereira, o Centro Paula Souza é um parceiro estratégico, já que possui mais de 35 mil alunos em cursos de TI. "Os estudantes poderão fazer o curso de inglês como uma atividade complementar ao conteúdo que já é oferecido pela instituição de ensino, e chegar muito mais preparado ao mercado". Por meio de uma senha individual, o aluno poderá acessar o conteúdo a partir de qualquer localidade, seja em sua residência ou em lan houses. A empresa pretende firmar parcerias com outras instituições de ensino em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Entre os critérios adotados para selecionar as universidades parceiras está a necessidade da instituição oferecer um curso de formação profissional para o setor de TI de qualidade e atualizado.

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