A American Tower, uma das maiores empresas globais, líder em infraestrutura compartilhada para o setor de telecomunicações, superou a marca de 112 cidades com presença de sua rede IoT/LoRaWAN para Internet das Coisas (IoT) no país. Com esse marco, a rede alcança cerca de 50% do PIB brasileiro e engloba, aproximadamente, 70 milhões de pessoas após um ano de seu lançamento comercial.
A rede IoT/LoRaWAN da American Tower já abrange mais de 7 milhões de mensagens por dia – mais que o dobro em comparação ao ano passado.
As redes LPWAN (Low Power Wide Area Network), como o LoRaWAN, permitem aplicações até então inviáveis em função do consumo de bateria e custo da conectividade e dos dispositivos.
A infraestrutura de rede neutra de Internet das Coisas da American Tower é destinada a usuários com perfil de atacado (grandes volumes de conexões), podendo ser comercializada por operadoras de telecomunicações – considerando a rede LoRaWAN como complemento às suas redes celulares na oferta de soluções para seus clientes finais, operadoras virtuais (MVNOs) e também empresas ou setores que necessitem de rede própria para uma grande quantidade de dispositivos (tipicamente centenas de milhares ou mais) para uso próprio.
A tecnologia LoRa (Long Range) é um padrão aberto, que opera em frequência não licenciada (banda ISM, 900MHz) e permite a implementação de aplicações a custos muito baixos, tanto de conectividade como de sensores, com um baixo consumo de energia e baterias que podem durar até 10 anos dependendo do uso. Entre as aplicações mais promissoras para essa tecnologia estão aquelas para rastreamento de ativos e frotas, medição remota de energia, água ou gás, cidades inteligentes, smart building e agronegócio.
IoT Open Labs
Com o objetivo de ampliar seu papel como viabilizadora de infraestrutura de conectividade, a American Tower lançou, em 2018, o IoT Open Labs – primeiro centro de experiência e desenvolvimento de Internet das Coisas (IoT) no Brasil. Em parceria com a Everynet e a BandTec Digital School, a iniciativa faz parte da estratégia da companhia de incentivar o desenvolvimento de tecnologia para o ecossistema de aplicações e a formação de capital humano. Desta forma, a ATC reforça e amplia sua atuação como um dos principais players de compartilhamento de infraestrutura no setor de telecomunicações no país, explorando áreas que viabilizarão o crescimento mais rápido das soluções para IoT.
A proposta do IoT Open Labs é ser um local onde empresas parceiras, clientes, desenvolvedores e estudantes podem experimentar, interagir, testar e entender fim a fim as aplicações para Internet das Coisas funcionando em uma rede real.