Gutenberg Ventures investe para formar portfólio com trinta startups escaláveis de tecnologia

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A Gutenberg Ventures surgiu em Janeiro deste ano com novidades em um mercado competitivo. Lançada em evento no Inovabra, em São Paulo, a organização tem como business plan a formação de um portfólio com trinta startups escaláveis de tecnologia em um intervalo de cinco anos. Para isso, a Gutenberg Ventures oferece diferenciais importantes no segmento, a começar pela distinção de programas de aceleração e venture building tradicionais. 

A principal diferença da organização paulistana reside em um modelo de negócio baseado no Venture Builder 4.0, desenvolvido pela FCJ Venture Builder e responsável por atender às especificidades das empresas do Brasil. "Nosso trabalho de buildagem de startups dura cinco anos e é um modelo diferente, pois oferecemos parceria operacional, com as vantagens de aumentarmos o acesso a investidores-anjos, conexões com um ecossistema de mais de cem startups, diagnóstico do modelo de negócios com base no entendimento do cliente, produto, marketing e vendas. Além disso, implementamos governança na gestão e acompanhamento de indicadores, bem como promovemos eventos de capacitação dos founders e equipe da startup", destaca Gustavo Carriconde, CEO da Gutenberg Ventures. 

O atual objetivo da organização é ativar a sociedade e incentivar modelos de negócios, com base em dois públicos-alvo: fundadores e gestores de startup em estágio pré-seed nas teses de martechs, metaverso e web3, além de investidores-anjos com interesse na aquisição de equity em negócios escaláveis. "A Gutenberg Venture Builder tem em sua tese vertical de martechs o search and display, geomarketing, analytics e performance, mídia programática, SEO, content marketing e diversos outros. Na vertical de metaverso, para citar apenas alguns, as principais frentes de atuação são processamento de dados, conectividade em rede, plataformas virtuais, padrões de interoperabilidade, métodos de pagamentos, NTFs, tokens, privacidade e proteção de dados", explica Carriconde. 

A equipe da Gutenberg tem um processo de prospecção de startups que define como critérios básicos, dentre tantos, a presença de ao menos dois fundadores, modelo de negócio escalável que atende a um grande mercado, fundadores com visão de crescimento rápido, além de as empresas precisarem ter a primeira versão do produto validada ou em validação, já operando com ou sem faturamento. Para os investidores, dentre diversos critérios, o procedimento da Gutenberg demanda um patrimônio compatível com o cenário do investimento de risco e qualificação comprovada na modalidade. 

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