Inteligência de negócios: uma aliada essencial para quem quer crescer

0

O processo de decisão na sua empresa é guiado por quais percepções? Enquanto gestor, você considera esse racional embasado em dados ou ele é feito de forma 'intuitiva'? Com certeza você já deve ter refletido sobre isso em algum momento da história do seu negócio. Mas, se não o fez, vale ponderar sobre esse assunto e te explico o porquê. 

Propus esses questionamentos iniciais para apresentar, a seguir, os benefícios do Business Intelligence (BI, na sigla em inglês) ou Inteligência de Negócios, em português, para o sucesso das empresas que buscam se adaptar para estarem à frente nos segmentos em que atuam. O conceito não é novo, mas é bem recente o percentual de companhias que já descobriram o impacto positivo que essa ferramenta é capaz de agregar às suas realidades. 

Para se ter ideia, a Pesquisa do Uso de TI nas Empresas de maio deste ano, realizada pelo FGVcia, Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) mostra que os gastos e investimentos em TI continuam crescendo em valor, maturidade, uso e importância para os negócios atuais e novos modelos emergentes. Nesse sentido, o levantamento demonstrou que 8,7% da receita das empresas é destinada para este segmento. 

Além disso, o documento aponta que a inteligência analítica continua entre os produtos que mais geram lucro para os fabricantes: SAP, Oracle, Totvs, Microsoft, Qlik e IBM, nesta ordem, são líderes desse segmento, com 94% do mercado.  

O dado reforça a importância de lançar-se nesse universo para minimizar as possibilidades de erros na gestão corporativa. 

Aplicabilidades 

O BI utiliza a tecnologia, por meio da análise de dados, para gerar painéis automatizados que fornecem interatividade. Na prática, ele permite que a empresa tenha insights estratégicos para impulsionar os negócios e embasar, de forma sólida, as decisões de diferentes áreas da companhia. Essa inovação traz retornos positivos desde o atendimento ao cliente até a otimização da produtividade das equipes. 

Com o cruzamento de dados e leitura analítica dessas informações, consegue-se prever quais são as condições mais apropriadas para ações e contato com o cliente. Detalhes como o melhor horário, formatos de campanhas com maior engajamento, tipo de approach, qual o tom usado anteriormente e que foram mais bem recebidos pelo público são alguns exemplos de possibilidades que podem ser extraídas para direcionar a estratégia e torná-la mais eficaz. 

O BI garante ainda a mensuração total de colaboradores essenciais para um projeto, o meio mais indicado para rodar uma campanha e estabelecer uma ligação com os clientes, por exemplo. Com isso, torna-se mais exato o papel de cada um dentro da equipe, o que consequentemente contribui para elevar a produtividade coletiva. 

Outro ponto de destaque é que, ao direcionar a condução do negócio com base nos dados e percepções extraídas a partir deles, as novas decisões tornam-se mais assertivas, de modo a diminuir a necessidade de refação do trabalho. 

Para além das oportunidades de uso interno na empresa, a Inteligência de Negócio permite uma leitura mais aprofundada do público. Assim, fica mais fácil entender quais são as dores do cliente, quais soluções ele precisa e quais são os melhores caminhos para essa oferta, o que consequentemente contribui para a fidelização do consumidor. 

Por fim, essa ferramenta viabiliza a análise comportamental do cliente com a possibilidade de mapear futuras intenções e, até mesmo, qual é o padrão seguido por cada um. Isso gera a chance de as empresas agirem preditivamente e proporem produtos inovadores e inéditos. 

Trata-se de uma facilidade tecnológica com infinitos destinos de uso, mas ela sozinha não é capaz de agregar ao negócio. Por isso, é imprescindível a correta capacitação dos gestores e equipes que irão manusear esses dados para que sejam capazes de 'ler' corretamente as informações e gerar relatórios analíticos robustos. 

Vale destacar também a importância de integração do Business Intelligence às demais plataformas da empresa para que os dados gerados sejam uma varredura completa de todos os elementos disponíveis.  

Com tantos benefícios disponíveis, o que acha de incorporar essa inovação ao seu negócio? 

Adriano Roncaglia, cofundador da Robbu Voice.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.