Um ousado projeto de TI e telecomunicações está em andamento no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, abrangendo a inauguração de um novo datacenter, a unificação da estrutura de cabeamento e a implantação de uma rede de telefonia IP.
Como observou o gerente de infra-estrutura do hospital, engenheiro Antonio Barroqueiro, a instituição está dando um grande salto rumo à total integração dos serviços de comunicação através de uma rede que suportará, no futuro, o tráfego de voz e conteúdos multimídias, inclusive das áreas clínicas.
O novo datacenter irá centralizar os servidores da rede dados, de telefonia e de alarme de incêndio. Além disso, o hospital colocou em operação a primeira etapa de um projeto de rede IP, consolidando em uma mesma rede telefonia convencional, intranet, programação multimídia e dados da rede de sensores.
O projeto ampliou o número de estações conectadas em rede, de 300 para 1 mil, e de um para oito os backbones de fibra óptica utilizados em áreas críticas ? cada um deles tem capacidade para trafegar na velocidade 1Gbps. Além disso, cada andar do edifício foi equipado com switches para conexão em rede sem-fio e telefonia IP.
A cobertura wireless aumentou de quatro para sete áreas do hospital. Com o uso de palm tops, a farmácia controla o tráfego de medicamentos no interior do hospital. O hospital pretende aumentar o parque de computadores dos atuais 340 para 500 no período de 12 meses.