O HSBC Software Development Brasil encontrou um jeito de fazer com que seus profissionais de TI que operam com offshore ganhem fluência na língua inglesa. Os cerca de 20 funcionários que já estão atuando na fábrica de software de Curitiba (PR) só se comunicam nesse idioma, mesmo entre si. Até os e-mails trocados internamente devem ser na língua universal dos negócios.
Essa prática já está dando resultados, avalia Jacques Depocas, CEO do centro global de desenvolvimento do HSBC Brasil. Ele observa que alguns brasileiros falam inglês, mas pensam em português, o que trava na hora de conversar sobre um projeto com outros profissionais do mercado externo.
Depois do incentivo para que todos pratiquem o idioma no trabalho, ele diz que a equipe está se soltando. ?Os profissionais estão ganhando fluência e percebemos que o que está faltando é pratica de conversação da língua?, comenta o executivo.
Além de estimular os profissionais a falar inglês durante o trabalho, o HSBC vai oferecer cursos do idioma para seu time. Um convênio assinado com o Ministério do Trabalho prevê treinamento pelo Senai para seus profissionais. O banco usará suas as horas e verba deste programa para ministrar aulas de reforço do inglês.
O centro global do HSBC entrou em funcionamento no mês de agosto deste ano e irá complementar a estrutura em operação na Índia e na China, permitindo que o banco tenha um desenvolvimento e suporte de sistemas sem interrupção.
A fábrica já está operando com 20 profissionais e Depocas espera que até o final de outubro a unidade esteja com cerca de 80 talentos. Até 2007, o empreendimento deverá gerar 200 empregos.
O projeto deverá receber um investimento de R$ 12 milhões e tem o objetivo de exportar serviços de TI, principalmente para as unidades do banco dos Estados Unidos e Canadá.