As vendas mundiais de appliances de segurança (sistemas que combinam hardware e software para proteção de dados) atingiram cerca de US$ 2 bilhões no segundo trimestre, o que representa uma elevação de 6,3% em relação ao mesmo período do ao passado. De acordo com a IDC, este é o nono trimestre consecutivo de alta, que também é observada no número de dispositivos embarcados. Ao todo, no segundo trimestre, as remessas totalizaram 496.697 unidades, um crescimento de 6,5% na mesma comparação.
Geograficamente, os embarques de appliances de segurança cresceram mais rapidamente na América Latina, com elevação de 18,6%, do que na Europa, cuja alta foi de 18,5% em relação ao mesmo período de 2011. As únicas regiões que registraram crescimento de dois dígitos na receita foram a Ásia-Pacífico e o Canadá. Já os Estados Unidos apresentaram crescimento de 8% na receita e 4,8% em unidades vendidas, principalmente no segmento de gerenciamento unificado de ameaças em redes, conhecido como Unified Threat Management (UTM).
Ainda segundo a IDC, o mercado hoje está concentrado nas mãos de cinco fabricantes – Cisco, Check Point, Juniper Networks, Fortinet e McAfee, com respectivamente 17,6%, 13%, 7,3%, 5,9% e 5,6% de participação de mercado, considerando a receita de cada uma no período. Ou seja, juntas, elas concentraram 49,4% do mercado.
O destaque ficou por conta da Fortinet, cujo desempenho foi 26,9% superior em relação ao mesmo período de 2011. O resultado da Check Point, na segunda colocação no ranking, também foi positivo com 15,8% de aumento na mesma comparação. A Juniper e a Cisco foram as únicas a registrar queda no market share, com 0,1% e 1,1% de declínio, respectivamente.
Dentre os segmentos de mercado, o de firewall/VPN novamente foi o que registrou maior elevação na receita, com 21,2%, e respondeu por 28,3% do total do mercado de appliance de segurança no segundo trimestre. Já o segmento de UTM representou 27,8% do mercado no período, graças à expansão de 19% na comparação trimestral anual.