Há tempos, sabemos que, para preservarmos o meio ambiente, não são necessários grandes investimentos. Pelo contrário, pequenas práticas no nosso dia a dia podem fazer a diferença. Em alguns segmentos, nos quais o consumo de recursos naturais é elevado e afeta toda a cadeia, estas práticas já estão, ou deveriam estar, consolidadas. Um exemplo é o setor automobilístico, onde a preocupação está presente desde a indústria até a concessionária.
Para se ter uma ideia, estima-se que, em média, um processo de venda de veículo envolva 15 documentos diferentes. Para cada um, a concessionária providencia três cópias, cada uma direcionada para uma área específica. Somente com estes documentos, somamos 45 cópias realizadas. Se uma loja vender em um mês 200 carros novos, o volume chega a 9 mil em apenas 30 dias. Em um ano, este número supera a marca de 100 mil cópias.
Neste contexto, as concessionárias já têm adotado processos para, não só reduzir os gastos com papel e toner, como também solucionar o problema de armazenamento de todos estes documentos. Uma das soluções é a digitalização, ou seja, ao invés de cópias físicas, trabalhar com documentos eletrônicos, devidamente arquivados e seguros, eliminaria o uso do papel, a necessidade de produção de cópias e de espaço físico para estas informações.
Estima-se que, com a digitalização de documentos, uma concessionária consiga reduzir em até 70% a quantidade de papel gasta por mês. Além disso, há a economia com toner e espaço físico. Mas, vale ressaltar que as vantagens vão ainda mais longe. Localizar um arquivo eletrônico é muito mais fácil e traz agilidade ao atendimento ao cliente.
É preciso destacar ainda que sustentabilidade também envolve questões como transparência e gestão. Como todos os documentos passam a ser armazenados eletronicamente e podem ser visualizados a qualquer momento e por qualquer pessoa que tenha tal permissão, a concessionária tem total tranquilidade em relação à rapidez e segurança das informações.
Ou seja, é possível conciliar práticas sustentáveis, com qualidade de gestão e redução de custo com ações simples e de rápido resultado.
Edgar Ferretti é líder da equipe comercial da Acesso Digital