A Kaspersky Lab emitiu um alerta sobre um aplicativo malicioso que simula ser o popular AdBlock Plus, usado por milhões de pessoas em todo o mundo para bloquear anúncios enquanto navegam na Internet. De acordo com Dmitry Bestuzhev, diretor de Pesquisa e Análise da equipe Kapersky Lab America Latina, em vez de bloquear a publicidade, o aplicativo envia mais anúncios do que o normal para os usuários, anúncios que também comprometem a privacidade de seus dados.
"Este é um daqueles casos em que o usuário procura proteção, mas só encontra problemas", diz Bestuzhev. Uma vez instalado no dispositivo, o aplicativo fornece várias permissões, incluindo o acesso a mensagens SMS, lista de contatos e registros de arquivos que contêm informações confidenciais do usuário. Além disso, o aplicativo tem a capacidade de alterar as configurações de Bluetooth e permitir conexões de entrada de outros dispositivos
O Adware, que foi removido do Google Play, é rentabilizado através de uma rede de publicidade móvel baseada no Brasil, que permite que o cybercriminoso receba dinheiro por cada clique e instalação feita por suas vítimas.
De acordo com um estudo realizado pela Kaspersky Lab e pela B2B Internacional em agosto de 2013, mais de 50% dos proprietários de smartphones e tablets com sistema operacional Android não utilizam qualquer software de segurança para proteger seus dispositivos de ameaças cibernéticas.
Estes resultados são surpreendentes porque a plataforma Android tem sido o principal alvo dos cibercriminosos – a Kaspersky Lab constatou que 99% das amostras de malware atuais que visam dispositivos móveis têm sido desenvolvidas para o sistema operacional.