Durante o Google Cloud Summit Brasil que aconteceu nesta quarta-feira,2, em São Paulo, Ariadne Fonseca, Diretora de Negócios Econômicos Fazendários do Serpro, falou sobre a parceria com o Google Cloud no projeto da nuvem soberana, destacando a colaboração entre os técnicos das atendem duas instituições para desenvolver uma solução que às necessidades de disponibilidade, segurança e infraestrutura tanto para o Serpro quanto para seus clientes.
Ariande explicou que o projeto está pronto e que, até o final de outubro ou início de novembro, o Google Cloud instalará no centro de dados do Serpro em Brasília a primeira de nuvem para o governo. Essa parceria será um marco para a evolução digital da administração pública brasileira.
Além disso, ela ressaltou o papel da inteligência artificial no projeto, que trará benefícios imediatos para a população. Uma nuvem soberana permitirá ao Serpro aumentar a digitalização de soluções públicas, melhorando as políticas públicas, a arrecadação, a fiscalização e dar vasão a gestão de processos governamentais. Segundo Ariadne, isso permitirá ao governo focar em projetos de melhorias nas áreas de educação, saúde, segurança e outras políticas públicas
Ela destacou ainda que os clientes do Serpro com uma volumetria enorme de dados que com uso da IA poderão ser analisados de forma inteligentes, para serem focados no objetivo final, com ganhos para esfera pública que tem recursos limitados." Teremos ganho no planejamento das metas de governo, teremos ganho em economia com recursos para trabalhar nessas informações e tudo isso no dado momento vai refletir ao cidadão brasileiro", enfatiza.
Ela ainda destacou a tem a importância do treinamento dos profissionais do Serpro pela equipe do Google Cloud, desde os responsáveis pelos centros de dados até os desenvolvedores que criam aplicações.