Cuidado com o Rug Pull! Veja como se prevenir desse golpe entre os criptoativos

0

Não é preciso ser um especialista para perceber que as criptomoedas se popularizaram em todo o mundo nos últimos anos. Se antes era reduto de pequenos grupos, hoje estão presentes em diversas áreas e movimentam uma quantia significativa de dinheiro. Entretanto, esse cenário positivo também carrega um ônus: a presença de tentativas de golpes e fraudes. Uma dessas artimanhas está chamando a atenção de empresas e investidores: o Rug Pull, literalmente a "puxada no tapete" em inglês.   

Esse golpe rapidamente se posiciona como o mais comum no universo dos criptoativos. Do total roubado desse segmento em 2021, mais de um terço (37%) foi proveniente deste golpe, segundo estudo da Chainalysis. De modo prático, é uma fraude que faz as pessoas investirem em tokens que não possuem valor e funcionalidade. Depois que alcançam uma boa quantia, os criminosos simplesmente abandonam o projeto e deixam os envolvidos com o prejuízo.   

Não é tão simples detectar o Rug Pull entre os criptoativos. Por isso, a adoção de alguns hábitos é primordial para não cair na armadilha. Confira os principais recursos:   

1 – Investigue quem está por trás do token  

Todo token possui um desenvolvedor por trás, seja um profissional específico, seja uma empresa. Portanto, a primeira recomendação de segurança é fazer uma análise de quem é o responsável pelo projeto. Levante todo o histórico e, em qualquer sinal de problema, reflita bem se merece, ou não, seu investimento. Uma alternativa interessante é buscar apoio na comunidade dos usuários de criptomoedas, como Reddit e Discord, se há engajamento ou desconfiança em torno do ativo.   

2 – Desconfie de promessas com ganho fácil  

Para que o Rug Pull aconteça, é necessário atrair a atenção de pessoas interessadas em investir naquele token. Para isso, os golpistas utilizam como tática a promessa de ótimo retorno financeiro, com lucros grandes. A questão é que o velho ditado popular sempre é válido: quando a esmola é demais, o santo desconfia. Mesmo com alta volatilidade característica dos criptoativos, fique de olho e desconfie quando um token desconhecido promete entregar resultados acima do mercado.   

3 – Acompanhe a flutuação do mercado   

O segundo tópico está relacionado ao terceiro hábito que todo investidor em criptoativos precisa ter. Ou seja, acompanhar a flutuação inerente dos tokens e moedas. Isso ajuda a identificar opções que estão fora da curva, ou seja, cresceram de forma exponencial sem qualquer motivo aparente. Mesmo conhecido pela descentralização, o universo cripto não escapa de fatores que contribuem para sua valorização ou não. Novamente, é melhor se precaver e analisar antes de simplesmente colocar seu dinheiro nesses recursos.   

4 – Atente-se ao ambiente de negociação   

Esse tipo de golpe pode ocorrer em qualquer plataforma ou corretora, mas é mais comum em exchanges descentralizadas que funcionam de maneira automática e com poucas regras. Isso porque nelas qualquer pessoa pode simplesmente incluir, negociar e vender tokens – o que facilita a ação dos criminosos. Portanto, atente-se também ao ambiente em que a negociação vai ocorrer. Busque as corretoras mais reconhecidas no mercado e que exigem regras para negociação.   

5 – Mantenha-se atualizado com os criptoativos   

Por fim, todo investidor precisa manter a iniciativa de se informar e atualizar sobre o setor dos criptoativos. Para qualquer investidor, o conhecimento é a chave para encontrar não apenas boas oportunidades de negócio, como também evitar golpes e armadilhas no caminho. Portanto, faça cursos, confira notícias e estude bastante por meio de livros, vídeos e artigos de profissionais e empresas especializadas. Assim, fica mais fácil identificar quando estão tentando puxar o seu tapete.   

Cássio Krupinsk, CEO da BlockBR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.