O Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do governo estadual, ultrapassou 1,5 milhão de usuários no mês de novembro, segundo dados da Secretaria de Gestão Pública. Atualmente, são 426 postos instalados em 371 municípios paulistas.
Mais de 500 mil pessoas passaram a utilizar as unidades do Acessa SP de janeiro de 2007 para cá. "O governo está ampliando o número de postos. Nos últimos dois anos, foram abertas 92 novas unidades e mais 85 estão em implantação", diz Sidney Beraldo, secretário de Gestão Pública, pasta à qual o programa é vinculado. A meta do governo estadual é levá-lo para todos os municípios paulistas.
Nas unidades do Acessa SP, onde computadores com conexão banda larga estão à disposição da população gratuitamente, é possível, entre outras coisas, realizar serviços do governo eletrônico, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares e ler sites de notícias. De acordo com a última pesquisa, realizada no fim de 2007 com mais de 7 mil usuários do programa no estado, o perfil do público é de jovens de baixa renda. A maioria tem até 19 anos, 60,5%, e renda familiar de até dois salários mínimos, 61,8%.
Desde o lançamento do programa, em julho de 2000, foram mais de 34,6 milhões de atendimentos e a cada mês uma média de 615 mil atendimentos são realizados, afirma a Secretaria de Gestão Pública.
- Inclusão digital