Como parte da estratégia de expandir as vendas no mercado
de memória SSD (sigla do inglês solid-state drive, que significa unidade de estado sólido), a Intel firmou uma parceria com a Hitachi anunciaram uma parceria com a Hitachi para o desenvolvimento conjunto de dispositivos SSD para servidores, estações de trabalho e sistemas de armazenamento. A previsão é que os dispositivos cheguem ao mercado em 2010.
O acordo prevê que a Hitachi usará exclusivamente os chips Flash Nand da Intel em seus dispositivos SSD. Com isso, a fabricante japonesa, que ainda não tinha entrado no mercado de SSD, passa a vender esses dispositivos para seus clientes a partir de 2010. A empresa não pretende seguir os passos da sua concorrente Toshiba e comercializar os SSDs para notebooks.
Apesar do acordo, a Hitachi ressaltou que continuará a fornecer aos seus clientes de OEM (original equipment manufacturer)um abrangente portfólio de produtos que inclui equipamentos de armazenamento e SSDs. Por outro lado, a Intel continuará a desenvolver e vender o seu produto SSD, mantendo o foco tanto no segmento empresarial quanto no de laptops para o mercado de consumo.
- Parceria estratégica