Em resposta às críticas cada vez mais fortes ao Google News, o site de buscas anunciou na terça-feira, 1º, durante seminário na Federal Trade Comission (FTC), órgão do governo americano que investiga contratos comerciais e dados fiscais de empresas e pessoas físicas, que pretende estabelecer um limite de notícias que cada usuário poderá acessar por dia por meio de seu serviço.
De acordo com o The Wall Street Journal, o Google pretende fixar em cinco notícias o número que cada internauta poderá acessar por dia a partir do Google News. Procurada pela reportagem de TI INSIDE Online para saber se a medida valerá também para o serviço no Brasil, a assessoria de imprensa da empresa não retornou até a conclusão deste noticiário.
A principal crítica enfrentada pelo site de buscas vem do magnata da mídia Rupert Murdoch, presidente da News Corp., que declarou que a prática de listar links para notícias era "cleptomaníaca", já que os links geravam receita para o Google, que não repassa essa verba para os verdadeiros donos das páginas.
Murdoch declarou, novamente, na terça-feira, também no debate na FTC, que pretende proibir o Google de indexar notícias de seus jornais. A News Corp. está em fase de negociações com a Microsoft para dar ao Bing exclusividade de veicular suas notícias.
- Indexação de conteúdo