A compra da 3Com pela HP ainda não foi concluída, pois ainda depende da aprovação de órgãos reguladores dos Estados unidos, mas a companhia já prepara a estratégia para competir fortemente com a Cisco no mercado de redes. Com a expectativa de que o negócio se concretize até o fim de janeiro de 2010, a HP já elegeu a Cisco como rival, principalmente após a entrada da empresa no mercado de servidores.
Além de estar preparando uma estratégia agressiva de vendas para os equipamentos da 3Com, a HP deve parar de promover os produtos da Cisco, conforme vinha fazendo por meio de acordo entre as empresas, quando arrematava grandes projetos de redes.
"Não promoveremos a Cisco. Só venderemos produtos da empresa caso o cliente exija, mas a nossa oferta só englobará equipamentos da 3Com. O cliente é que decidirá", revelou Mario Anseloni, diretor geral da HP no Brasil.
Nem na própria companhia ela pretende mais contar com os produtos da concorrente. Tanto que, como uma forma de provar a qualidade dos equipamentos da 3Com, a HP tomou a decisão de substituir todos os equipamentos de rede da Cisco por produtos da 3Com, em todas as suas operações mundiais.
De acordo com o vice-presidente comercial da HP, Juarez Zortea, após a concretização do negócio, a força de vendas da companhia no Brasil já estará totalmente apta a comercializar os equipamentos da 3Com. Isso porque, segundo afirma o diretor de servidores, storages e networking da HP, Denoel Eller, a empresa já recebeu contatos de diversos distribuidores da 3Com interessados em manter a parceria com a HP.
- Duelo de titãs