Informatização da saúde chega ao interior de São Paulo

0

O cidadão que buscar o atendimento médico em uma das unidades de saúde do município de Capela do Alto, interior de São Paulo, será reconhecido através da leitura de sua impressão digital. A Prefeitura local realizou um mutirão para cadastramento dos munícipes, em outubro de 2009, com dados de identificação e também sobre o histórico de saúde de cada um. Utilizando tecnologia biométrica, o novo sistema permite que o paciente possa ser atendido com mais rapidez e o médico obter terá informações necessárias para fazer o diagnóstico, por meio do prontuário eletrônico. As duas ferramentas serão integradas e atenderão a toda a rede de saúde do município.
Para se cadastrar, o usuário deve comparecer munido de seus documentos pessoais, além do Cartão do SUS e do comprovante de endereço. Neste primeiro momento, o paciente receberá uma senha, e depois, ao passar por uma consulta, cadastrará a sua digital. "Estamos informatizando diversos setores de nosso governo", comenta o prefeito Marcelo Soares da Silva. "Acreditamos neste novo sistema justamente para que o usuário, ao se dirigir ao atendimento de saúde, não perca tempo com burocracias e formalidades. Queremos propiciar um atendimento mais simples e rápido", enfatiza.
Segundo Lucrécia Maria Menck, secretária de Saúde de Capela do Alto, a meta é ter todos os munícipes cadastrados. "Existe a necessidade de cadastrarmos o maior número de usuários possível. Porém, com amplo conteúdo de informação de cada usuário. Somente assim é que o Prontuário Eletrônico obterá a eficácia pretendida e preconizada pela empresa que desenvolve o sistema."
Funcionamento e objetivo
O Prontuário Eletrônico, desenvolvido pela Data Health, é uma ferramenta para atendimento, captação e gerenciamento de informações, que proporciona ao paciente ter seu histórico clínico centralizado. Possui transmissão de dados compatível com sistemas do SUS e TISS, possibilita a todos os profissionais da saúde o uso do mesmo sistema, além de fornecer relatórios diários para gerenciamento e integrar saúde pública e privada com baixos custos em atendimentos.
O sistema, que está em pleno funcionamento, permite que os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde tenham um acompanhamento estatístico de todos os setores. "A expectativa é de que essas informações nos permitam antecipar as eventuais e possíveis problemas, propondo políticas públicas para evitar determinadas epidemias ou doenças, por exemplo", finalizou o administrador da cidade. A Prefeitura não informou os investimentos feitos no projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.