O cidadão que buscar o atendimento médico em uma das unidades de saúde do município de Capela do Alto, interior de São Paulo, será reconhecido através da leitura de sua impressão digital. A Prefeitura local realizou um mutirão para cadastramento dos munícipes, em outubro de 2009, com dados de identificação e também sobre o histórico de saúde de cada um. Utilizando tecnologia biométrica, o novo sistema permite que o paciente possa ser atendido com mais rapidez e o médico obter terá informações necessárias para fazer o diagnóstico, por meio do prontuário eletrônico. As duas ferramentas serão integradas e atenderão a toda a rede de saúde do município.
Para se cadastrar, o usuário deve comparecer munido de seus documentos pessoais, além do Cartão do SUS e do comprovante de endereço. Neste primeiro momento, o paciente receberá uma senha, e depois, ao passar por uma consulta, cadastrará a sua digital. "Estamos informatizando diversos setores de nosso governo", comenta o prefeito Marcelo Soares da Silva. "Acreditamos neste novo sistema justamente para que o usuário, ao se dirigir ao atendimento de saúde, não perca tempo com burocracias e formalidades. Queremos propiciar um atendimento mais simples e rápido", enfatiza.
Segundo Lucrécia Maria Menck, secretária de Saúde de Capela do Alto, a meta é ter todos os munícipes cadastrados. "Existe a necessidade de cadastrarmos o maior número de usuários possível. Porém, com amplo conteúdo de informação de cada usuário. Somente assim é que o Prontuário Eletrônico obterá a eficácia pretendida e preconizada pela empresa que desenvolve o sistema."
Funcionamento e objetivo
O Prontuário Eletrônico, desenvolvido pela Data Health, é uma ferramenta para atendimento, captação e gerenciamento de informações, que proporciona ao paciente ter seu histórico clínico centralizado. Possui transmissão de dados compatível com sistemas do SUS e TISS, possibilita a todos os profissionais da saúde o uso do mesmo sistema, além de fornecer relatórios diários para gerenciamento e integrar saúde pública e privada com baixos custos em atendimentos.
O sistema, que está em pleno funcionamento, permite que os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde tenham um acompanhamento estatístico de todos os setores. "A expectativa é de que essas informações nos permitam antecipar as eventuais e possíveis problemas, propondo políticas públicas para evitar determinadas epidemias ou doenças, por exemplo", finalizou o administrador da cidade. A Prefeitura não informou os investimentos feitos no projeto.
- Atendimento