A produção industrial brasileira registrou ligeiro crescimento de 0,4% em outubro na comparação com setembro. No entanto, os segmentos de máquinas para escritório e equipamentos de informática e de material eletrônico e equipamentos de comunicações tiveram desempenho negativo, com quedas de 2,9% e 0,7%, respectivamente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quando se compara outubro com o mesmo mês do ano passado, porém, a produção industrial brasileira apresenta crescimento de 2,1%. O segmento de equipamentos de informática teve queda de 0,24%, enquanto que o de material eletrônico e equipamentos de comunicações registrou recuo mais acentuado, de 20%.
No acumulado de janeiro a outubro, em relação ao mesmo período de 2009, os segmentos de máquinas para escritório e equipamentos de informática e de material eletrônico e equipamentos de comunicações ainda mantém um saldo positivo, com alta de 14,93% e 11,97% na produção industrial, respectivamente. Na mesma base de comparação, a fabricação nacional avançou 11,8% no geral.
- Indústria