A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou nesta quinta-feira, 2, a compra da sueca The Astonishing Tribe (TAT), desenvolvedora de tecnologias de interface com o usuário para dispositivos móveis. A estratégia da fabricante canadense com a aquisição é ampliar o portfólio de propriedade intelectual para equipar o seu tablet PC, o PlayBook, que deve ser lançado no primeiro trimestre do ano que vem. Os detalhes financeiros da compra não foram divulgados.
De acordo com o anúncio, as tecnologias da TAT são amplamente usadas em diversos setores de consumo, mas são muito populares em aplicações para automóveis.
Em outro movimento para ampliar o portfólio de patentes, a RIM processou a desenvolvedora de aplicativos para dispositivos móveis Kik Interactive, por supostamente ter violado a propriedade intelectual desses software. A fabricante de smartphones alega que a start-up usou tecnologias de sua propriedade para desenvolver um aplicativo de mensagens instantâneas.
Segundo post no blog da Kik, a companhia não se surpreendeu com a decisão da RIM de processá-la, disse apenas que está "desapontada". O aplicativo desenvolvido pela Kik concorre, em número de usuários, com o serviço de mensagens instantâneas do BlackBerry, o BB Message.
- Patentes