No ano em que completa 15 anos de presença no país, a SAP Brasil terá motivos de sobra para comemorar. A fabricante de software de gestão empresarial registrou crescimento de três dígitos no primeiro semestre, obteve expansão de 132% no mercado de pequenas e médias empresas (PMEs) no terceiro trimestre e deve fechar o ano com resultado acima do estimado, conforme informou o presidente da subsidiária brasileira, Luís César Verdi, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 2, em São Paulo.
De acordo com o executivo, levantamento da IDC aponta que, no primeiro semestre, a SAP ampliou, em faturamento, a participação no mercado de ERP em 2,7% e em 2,41% no segmento de business intelligence (BI). Segundo ele, grande parte do crescimento foi obtida nos mercados de varejo, atacadista e nos setores financeiro e público, justamente aqueles nos quais a empresa tinha participação menor. "Apostamos nesses setores e as respostas foram bastante positivas."
Verdi ressalta que este ano será o primeiro de um período de cinco anos que a SAP Brasil se comprometeu com o board da companhia a triplicar o faturamento com a venda de produtos. Para alcançar essa meta ele diz que a empresa irá concentrar o foco em cinco verticais de negócio: governo, finanças, varejo, agronegócio e saúde. "Nosso desempenho depende de crescer nessas verticais, assim como em PMEs", diz o executivo.
Outra área que a SAP Brasil irá atacar para alcançar o objetivo será na formação de recursos humanos. "Não conseguiremos crescer se não ampliarmos a quantidade de consultores", diz Verdi, adiantando que a empresa irá investir e apoiar os parceiros de negócio para que consigam expandir a equipe de consultores para implantação de soluções SAP. Além disso, empresa vai investir também na parceria com universidades – hoje são dez no país – para o treinamento formandos nos cursos de graduação e pós-graduação nos software da empresa.
O presidente da SAP ressalta que, para a companhia, o ano ainda não terminou, já que muitas empresas costumam fechar alguns projetos nesta época. "Mas devemos encerrar o ano com um crescimento acima do estimado", afirma Verdi.
- Aposta