A Oceana Offshore anuncia uma parceria com a HP para migração de dados com a aquisição da CBO, companhia de navegação de apoio marítimo do Grupo Fischer, que é um cliente HP de longa data. O acordo contempla a segregação, limpeza e migração dos dados SAP da operação marítima do Grupo Fischer para uma nova plataforma em nuvem SAP a ser utilizada pelo Grupo CBO. O prazo para completar a primeira etapa do trabalho foi de cinco meses, e o contrato de hospedagem será de 60 meses.
O desafio do projeto foi a segregação dos dados em SAP entre os dois negócios distintos, protegendo acesso aos dados e também a transição da plataforma de processamento de dados. Em prazo de cinco meses, e com envolvimento de recursos especializados da HP no Brasil e Alemanha, os dados foram migrados da plataforma tradicional HP UX para a nova arquitetura de nuvem privada HP em Linux. Com a adoção desta metodologia de migração e plataforma de processamento de dados, foi possível diminuir o tempo do downtime (não-disponibilidade do SAP) para o Grupo Fischer de 54 horas para 16 horas. O Grupo CBO obteve uma redução de 30% de custo se comparado a um processo tradicional em SAP.
"O prazo de segregação das atividades e a correta limpeza dos dados foi ponto essencial nas negociações com Grupo Fischer. A escolha do parceiro foi importante para o conforto de ambas partes quanto a velocidade e qualidade do trabalho", conta Guilherme Caixeta, CFO do Grupo CBO.
O projeto foi de grande complexidade, pois implicou na migração de um subconjunto de dados e procedimentos incorporados à uma organização de grande porte como o Grupo Fischer. Graças a uma coordenação bastante efetiva, a utilização de novas tecnologias e com a uma equipe em torno de trinta pessoas entre Brasil e Exterior. "Em nome do Grupo CBO posso dizer que conseguimos o sucesso esperado em termos do conteúdo migrado e do cronograma estabelecido",conta Clélia Figueiredo, CIO do Grupo CBO.